Como a sexualidade de uma adolescente interfere na construção de seu conhecimento.
Título
Como a sexualidade de uma adolescente interfere na construção de seu conhecimento.
Como a sexualidade de uma adolescente interfere na construção de seu conhecimento.
Educação
Autor
Álvaro Luiz de Araújo Creston
Álvaro Luiz de Araújo Creston
Orientação
Geysa Silva
Geysa Silva
Instituição
UFJF
UFJF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Juiz de Fora/MG
Juiz de Fora/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta dissertação é uma contribuição no sentido de acrescentar ou mesmo de favorecer mudanças na maneira de lidar com a sexualidade adolescente. Analiso como esta faceta, mormente no âmbito do universo escolar, interfere no processo de construção do conhecimento de uma adolescente. Para tanto, baseio-me nas suas experiências afetivas, tomando a sexualidade como eixo para a análise. Através de entrevistas e de observações, procedi ao registro analítico-crítico das vivências manifestadas e declarações do sujeito pesquisado, tal como voluntariamente ela as relatou durante nossas conversações. Isto me foi possível em virtude da opção por uma abordagem qualitativa, possibilitando-me evidenciar o grau de complexidade dos fenômenos cotidianos e suas contradições, bem como o caráter singular e surpreendente das relações interpessoais daquela adolescente, no seu contexto. Portanto, o escopo deste relatório é oferecer elementos, os quais, espero, possam contribuir para que o professor exerça o papel de facilitador da discussão com e entre seus alunos. Este trabalho oferece, ainda, suporte para que profissionais, no campo da educação, reflitam e se posicionem em relação à sexualidade de estudantes adolescentes. Concluo, com esta pesquisa, que melhor amparo diante de uma fase tão mal compreendida, como é o caso da adolescência, principalmente quando diz respeito a aspectos inerentes à sexualidade, é a coordenação harmônica entre pais e professores na sua ação educativa.
Esta dissertação é uma contribuição no sentido de acrescentar ou mesmo de favorecer mudanças na maneira de lidar com a sexualidade adolescente. Analiso como esta faceta, mormente no âmbito do universo escolar, interfere no processo de construção do conhecimento de uma adolescente. Para tanto, baseio-me nas suas experiências afetivas, tomando a sexualidade como eixo para a análise. Através de entrevistas e de observações, procedi ao registro analítico-crítico das vivências manifestadas e declarações do sujeito pesquisado, tal como voluntariamente ela as relatou durante nossas conversações. Isto me foi possível em virtude da opção por uma abordagem qualitativa, possibilitando-me evidenciar o grau de complexidade dos fenômenos cotidianos e suas contradições, bem como o caráter singular e surpreendente das relações interpessoais daquela adolescente, no seu contexto. Portanto, o escopo deste relatório é oferecer elementos, os quais, espero, possam contribuir para que o professor exerça o papel de facilitador da discussão com e entre seus alunos. Este trabalho oferece, ainda, suporte para que profissionais, no campo da educação, reflitam e se posicionem em relação à sexualidade de estudantes adolescentes. Concluo, com esta pesquisa, que melhor amparo diante de uma fase tão mal compreendida, como é o caso da adolescência, principalmente quando diz respeito a aspectos inerentes à sexualidade, é a coordenação harmônica entre pais e professores na sua ação educativa.
Palavras Chave
sexualidade, conhecimento, adolescente.
sexualidade, conhecimento, adolescente.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno