Como a sexualidade de uma adolescente interfere na construção de seu conhecimento.

Título
Como a sexualidade de uma adolescente interfere na construção de seu conhecimento.
Educação
Autor
Álvaro Luiz de Araújo Creston
Orientação
Geysa Silva
Instituição
UFJF
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1999
Cidade / UF
Juiz de Fora/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta dissertação é uma contribuição no sentido de acrescentar ou mesmo de favorecer mudanças na maneira de lidar com a sexualidade adolescente. Analiso como esta faceta, mormente no âmbito do universo escolar, interfere no processo de construção do conhecimento de uma adolescente. Para tanto, baseio-me nas suas experiências afetivas, tomando a sexualidade como eixo para a análise. Através de entrevistas e de observações, procedi ao registro analítico-crítico das vivências manifestadas e declarações do sujeito pesquisado, tal como voluntariamente ela as relatou durante nossas conversações. Isto me foi possível em virtude da opção por uma abordagem qualitativa, possibilitando-me evidenciar o grau de complexidade dos fenômenos cotidianos e suas contradições, bem como o caráter singular e surpreendente das relações interpessoais daquela adolescente, no seu contexto. Portanto, o escopo deste relatório é oferecer elementos, os quais, espero, possam contribuir para que o professor exerça o papel de facilitador da discussão com e entre seus alunos. Este trabalho oferece, ainda, suporte para que profissionais, no campo da educação, reflitam e se posicionem em relação à sexualidade de estudantes adolescentes. Concluo, com esta pesquisa, que melhor amparo diante de uma fase tão mal compreendida, como é o caso da adolescência, principalmente quando diz respeito a aspectos inerentes à sexualidade, é a coordenação harmônica entre pais e professores na sua ação educativa.
Palavras Chave
sexualidade, conhecimento, adolescente.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Aluno