Relação sujeito-conhecimento em uma experiência de formação continuada em Educação Ambiental: a busca do gesto musical autônomo.
Título
Relação sujeito-conhecimento em uma experiência de formação continuada em Educação Ambiental: a busca do gesto musical autônomo.
Relação sujeito-conhecimento em uma experiência de formação continuada em Educação Ambiental: a busca do gesto musical autônomo.
Autor
Ana Lúcia Crisóstimo
Ana Lúcia Crisóstimo
Orientação
Ivan Amorosino do Amaral
Ivan Amorosino do Amaral
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade Educação
Faculdade Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O trabalho refere-se a um processo de formação continuada junto a um grupo de professoras das séries iniciais de uma escola municipal rural de Porto Barreiro (PR), no período de 1998 a 2001, as quais foram envolvidas no projeto Aventurando-se no Conhecimento: a formação do professor-pesquisador, fruto da parceria Universidade-Escola. As interlocuções entre formadores e professores propiciadas pelo projeto ocorreram na perspectiva da pesquisa-ação. A autora enfrenta o desafio de situar-se como pesquisadora e formadora, cuja prática pedagógica também se torna objeto de sua investigação. O objeto de estudo da presente pesquisa é analisar as relações sujeito-conhecimento estabelecidas durante a trajetória formativa do grupo de estudos de Ciências, em que se articulou com o ensino uma pesquisa sobre um tema ambiental. A partir de dados extraídos de diários de campo, relatórios, registros de reuniões e de um livro produzido pelo grupo sobre a problemática dos agrotóxicos, entremeiam-se à narrativa, análise do processo e referencial teórico pautado na concepção de formação continuada, em que o professor é entendido como intelectual e pesquisador crítico-reflexivo de seu trabalho pedagógico. Para ampliar as reflexões sobre a questão, recorreu-se à analogia da orquestra musical, em suas várias formulações, em que o maestro representa o formador e os instrumentistas representam os professores participantes. A análise empreendida toma como categorias os binômios autonomia-dependência e reprodução-produção de conhecimento. O exame da experiência permite concluir que a progressiva autonomia e a conseqüente produção de conhecimento alcançadas no trabalho pedagógico da formadora e das professoras deve-se a: mudança no estilo de atuação da formadora, características inerentes ao grupo de professoras, receptividade da comunidade, adoção do ensino com pesquisa e o tipo de Educação Ambiental praticada.
O trabalho refere-se a um processo de formação continuada junto a um grupo de professoras das séries iniciais de uma escola municipal rural de Porto Barreiro (PR), no período de 1998 a 2001, as quais foram envolvidas no projeto Aventurando-se no Conhecimento: a formação do professor-pesquisador, fruto da parceria Universidade-Escola. As interlocuções entre formadores e professores propiciadas pelo projeto ocorreram na perspectiva da pesquisa-ação. A autora enfrenta o desafio de situar-se como pesquisadora e formadora, cuja prática pedagógica também se torna objeto de sua investigação. O objeto de estudo da presente pesquisa é analisar as relações sujeito-conhecimento estabelecidas durante a trajetória formativa do grupo de estudos de Ciências, em que se articulou com o ensino uma pesquisa sobre um tema ambiental. A partir de dados extraídos de diários de campo, relatórios, registros de reuniões e de um livro produzido pelo grupo sobre a problemática dos agrotóxicos, entremeiam-se à narrativa, análise do processo e referencial teórico pautado na concepção de formação continuada, em que o professor é entendido como intelectual e pesquisador crítico-reflexivo de seu trabalho pedagógico. Para ampliar as reflexões sobre a questão, recorreu-se à analogia da orquestra musical, em suas várias formulações, em que o maestro representa o formador e os instrumentistas representam os professores participantes. A análise empreendida toma como categorias os binômios autonomia-dependência e reprodução-produção de conhecimento. O exame da experiência permite concluir que a progressiva autonomia e a conseqüente produção de conhecimento alcançadas no trabalho pedagógico da formadora e das professoras deve-se a: mudança no estilo de atuação da formadora, características inerentes ao grupo de professoras, receptividade da comunidade, adoção do ensino com pesquisa e o tipo de Educação Ambiental praticada.
Palavras Chave
formação continuada, professor-pesquisador, pesquisa-ação.
formação continuada, professor-pesquisador, pesquisa-ação.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores