Tópicos de física moderna no Ensino Fundamental - a evolução do conceito de movimento, de Aristóteles a Einstein.
Título
Tópicos de física moderna no Ensino Fundamental - a evolução do conceito de movimento, de Aristóteles a Einstein.
Tópicos de física moderna no Ensino Fundamental - a evolução do conceito de movimento, de Aristóteles a Einstein.
Autor
Roberto Soares da Cruz
Roberto Soares da Cruz
Orientação
Andreia Guerra de Moraes
Andreia Guerra de Moraes
Instituição
CEFET-RJ
CEFET-RJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Petrópolis/RJ
Petrópolis/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente trabalho apresenta subsídios para se discutir a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, a partir da discussão de uma proposta pedagógica para a inclusão da teoria da Relatividade Restrita para o 9º ano do ensino fundamental. O trabalho concretizou-se com a construção e aplicação de textos sobre a evolução do conceito de movimento, onde a História da Ciência foi o eixo condutor. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, e a teoria da aprendizagem significativa critica, apresentada por Marco Antonio Moreira, serviram de fundamentação teórica, e nos auxiliaram tanto na elaboração dos textos quanto na aplicação do produto. Além da curiosidade e interesse despertados, a escolha da abordagem histórica, como condutora das discussões sobre FMC, proporcionou aos alunos a oportunidade de refletir sobre a ciência como parte do desenvolvimento humano.
O presente trabalho apresenta subsídios para se discutir a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, a partir da discussão de uma proposta pedagógica para a inclusão da teoria da Relatividade Restrita para o 9º ano do ensino fundamental. O trabalho concretizou-se com a construção e aplicação de textos sobre a evolução do conceito de movimento, onde a História da Ciência foi o eixo condutor. A teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, e a teoria da aprendizagem significativa critica, apresentada por Marco Antonio Moreira, serviram de fundamentação teórica, e nos auxiliaram tanto na elaboração dos textos quanto na aplicação do produto. Além da curiosidade e interesse despertados, a escolha da abordagem histórica, como condutora das discussões sobre FMC, proporcionou aos alunos a oportunidade de refletir sobre a ciência como parte do desenvolvimento humano.
Palavras Chave
Física Moderna e Contemporânea; Estratégia de Ensino-Aprendizagem.
Física Moderna e Contemporânea; Estratégia de Ensino-Aprendizagem.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos