O uso da abordagem aprendizagem centrada em eventos: uma experiência com o enfoque CTS no ensino fundamental.

Título
O uso da abordagem aprendizagem centrada em eventos: uma experiência com o enfoque CTS no ensino fundamental.
Autor
Sonia Maria Silva Correa Souza Cruz
Orientação
Arden Zylbersztajn
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2001
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) está fundamentado na proposição de que o ensino das ciências, além de proporcionar conhecimentos para compreender os fenômenos da natureza, também deve considerar as relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade. Este trabalho, situado como de intervenção no ambiente escolar, apresenta um estudo que teve como objetivo analisar as possibilidades didáticas da abordagem Aprendizagem Centrada em Eventos (ACE), para a introdução de CTS no ensino fundamental. Para possibilitar essa análise, promovemos uma reflexão sobre como atingir professores, alunos e escola, sobre a elaboração de material didático apropriado e sobre como abordar questões interdisciplinares e sua realização no ambiente escolar. A partir deste trabalho, foi possível avaliarmos a abordagem em relação aos seguintes aspectos: face às questões transversais e interdisciplinares; enquanto o seu papel na formação de professores e alunos; enquanto estratégia de ensino; frente aos objetivos da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT). A idéia que fundamenta esta abordagem é a de que conceitos científicos e suas aplicações tecnológicas, bem como suas relações com o social, podem ser melhor explorados se a aprendizagem dos mesmos for centrada em eventos que funcionam como um pólo de integração da tríade Ciência-Tecnologia-Sociedade. O Acidente Radioativo de Goiânia foi o evento escolhido para a elaboração de um módulo de ensino, aplicado em duas turmas de oitava série do ensino fundamental. Pela sua dimensão, o acidente de Goiânia possibilita a discussão de diferentes aspectos ligados à economia, à saúde, ao meio ambiente, ao risco social e pessoal. Por outro lado, sua compreensão envolve o entendimento de questões científicas e tecnológicas da atualidade. O evento permitiu estabelecer um ambiente propício para o trabalho da dimensão científica e de suas inter-relações com a social e a tecnológica. Em relação à produção do material, para atender as exigências de ensino dentro da perspectiva de CTS, buscamos suporte em conceitos desenvolvidos no âmbito da Didática das Ciências. Para inserção da abordagem no ambiente escolar, foram definidos procedimentos que atendessem às características da ACE e o núcleo básico de disciplinas que trabalhou em conjunto a aplicação do módulo de ensino (Professores de Geografia, Português e Ciências). A aplicação se deu em duas escolas, uma da rede pública municipal e a outra da particular, em um período de dois meses, utilizando em média três aulas por semana. Como resultados pode-se destacar que a abordagem escolhida possibilitou o tratamento das várias dimensões do nosso objeto de estudo e, nos levou a enfrentar diferentes níveis interdisciplinares (Curricular, Pedagógico e Didático) e que as aplicações constituíram-se em experiências significativas para professores e alunos e para a própria escola. Acreditamos que a experiência realizada permite vislumbrar uma estratégia, que poderíamos chamar de inovação por infiltração, que pode se mostrar mais efetiva do que mudanças curriculares radicais. Um outro aspecto importante foi a articulação de conceitos desenvolvidos no âmbito da Didática das Ciências com uma metodologia geral que pode ser aplicada na produção de material para trabalhar outros eventos.
Palavras Chave
CTS, interdisciplinariedade, transposição.

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Nível escolar
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