Ciência, Tecnologia e Sociedade na óptica docente: construção e validação de uma escala de atitudes.
Título
Ciência, Tecnologia e Sociedade na óptica docente: construção e validação de uma escala de atitudes.
Ciência, Tecnologia e Sociedade na óptica docente: construção e validação de uma escala de atitudes.
Autor
Alexander Montero Cunha
Alexander Montero Cunha
Orientação
Dirceu da Silva
Dirceu da Silva
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho visa buscar subsídios para a introdução do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Ciências. Neste sentido, nosso trabalho se desenvolveu em duas etapas: a primeira relacionada à construção e validação de uma escala do tipo Likert para a avaliação das atitudes frente às interações Ciência, Tecnologia e Sociedade; a segunda etapa envolveu a aplicação deste questionário em um grupo de 250 professores da educação básica para a análise do ideário presente sobre as relações CTS, sendo esta análise desenvolvida através de um método quantitativo de análise multivariada de dados. Nesta segunda etapa foi possível observar a presença duas concepções distintas e contraditórias coexistindo no ideário docente. A percepção dessa coexistência de concepções distintas permite formular caminhos mais eficazes para a introdução do enfoque CTS tanto na formação inicial quanto na formação continuada de professores da educação básica.
Este trabalho visa buscar subsídios para a introdução do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade no Ensino de Ciências. Neste sentido, nosso trabalho se desenvolveu em duas etapas: a primeira relacionada à construção e validação de uma escala do tipo Likert para a avaliação das atitudes frente às interações Ciência, Tecnologia e Sociedade; a segunda etapa envolveu a aplicação deste questionário em um grupo de 250 professores da educação básica para a análise do ideário presente sobre as relações CTS, sendo esta análise desenvolvida através de um método quantitativo de análise multivariada de dados. Nesta segunda etapa foi possível observar a presença duas concepções distintas e contraditórias coexistindo no ideário docente. A percepção dessa coexistência de concepções distintas permite formular caminhos mais eficazes para a introdução do enfoque CTS tanto na formação inicial quanto na formação continuada de professores da educação básica.
Palavras Chave
CTS, concepções de professores, validação de escala, análise.
CTS, concepções de professores, validação de escala, análise.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor