Atrito e senso comum: estudo exploratório com alunos da oitava série, professores e análise de livros didáticos.
Título
Atrito e senso comum: estudo exploratório com alunos da oitava série, professores e análise de livros didáticos.
Atrito e senso comum: estudo exploratório com alunos da oitava série, professores e análise de livros didáticos.
Autor
Altair Lorencetti Cunha
Altair Lorencetti Cunha
Orientação
Helena Maria da Silva da Costa Correa Pereira Caldas
Helena Maria da Silva da Costa Correa Pereira Caldas
Instituição
UFES
UFES
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Exatas
Centro de Ciências Exatas
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Vitória/ES
Vitória/ES
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho utiliza-se de questionários, aonde são propostas várias situações físicas, construídas com o objetivo de fazer emergir as concepções e os modos de raciocínio de senso comum dos estudantes sobre o fenômeno do atrito sólido seco, antes e depois destes receberem as primeiras instruções formais sobre este fenômeno, as quais ocorrem na 8ª série do ensino fundamental; são ainda abrangidos pelo estudo, os professores de Física de 8ª série e ensino médio. Ainda, através de uma análise crítica dos livros texto mais utilizados na 8ª série, este trabalho propõe também verificar, qual a relação destes livros com o conhecimento de senso comum de estudantes e professores revelados pelo estudo. A análise dos resultados dos questionários permitiu explicitar um modelo estudantil sobre o fenômeno do atrito sólido seco, o "modelo de obstáculos", que dava conta de um conjunto de resultados, colocando assim, em evidência, o modelo explicativo sobre a conceitualização do fenômeno e sua evolução, na população alvo do estudo. Outros resultados, paralelos a esse modelo, indicaram ainda, um conjunto de concepções e modos de raciocínio de senso comum presentes na população estudada e associados ao conceito de força e movimento e à aplicação da 2ª e 3ª leis de Newton. Por outro lado, a análise dos livros texto revelou que os livros analisados, os quais constituem a principal fonte de pesquisa e informação de alunos e professores, tendem a reforçar o conhecimento de senso comum desta população, não permitindo ou não contribuindo para que este seja colocado em questão e evolua para um modelo cientificamente aceitável do atrito.
Este trabalho utiliza-se de questionários, aonde são propostas várias situações físicas, construídas com o objetivo de fazer emergir as concepções e os modos de raciocínio de senso comum dos estudantes sobre o fenômeno do atrito sólido seco, antes e depois destes receberem as primeiras instruções formais sobre este fenômeno, as quais ocorrem na 8ª série do ensino fundamental; são ainda abrangidos pelo estudo, os professores de Física de 8ª série e ensino médio. Ainda, através de uma análise crítica dos livros texto mais utilizados na 8ª série, este trabalho propõe também verificar, qual a relação destes livros com o conhecimento de senso comum de estudantes e professores revelados pelo estudo. A análise dos resultados dos questionários permitiu explicitar um modelo estudantil sobre o fenômeno do atrito sólido seco, o "modelo de obstáculos", que dava conta de um conjunto de resultados, colocando assim, em evidência, o modelo explicativo sobre a conceitualização do fenômeno e sua evolução, na população alvo do estudo. Outros resultados, paralelos a esse modelo, indicaram ainda, um conjunto de concepções e modos de raciocínio de senso comum presentes na população estudada e associados ao conceito de força e movimento e à aplicação da 2ª e 3ª leis de Newton. Por outro lado, a análise dos livros texto revelou que os livros analisados, os quais constituem a principal fonte de pesquisa e informação de alunos e professores, tendem a reforçar o conhecimento de senso comum desta população, não permitindo ou não contribuindo para que este seja colocado em questão e evolua para um modelo cientificamente aceitável do atrito.
Palavras Chave
senso comum, ensino de física.
senso comum, ensino de física.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos, Características do Aluno
Recursos Didáticos, Características do Aluno