Atrito e senso comum: estudo exploratório com alunos da oitava série, professores e análise de livros didáticos.

Título
Atrito e senso comum: estudo exploratório com alunos da oitava série, professores e análise de livros didáticos.
Autor
Altair Lorencetti Cunha
Orientação
Helena Maria da Silva da Costa Correa Pereira Caldas
Instituição
UFES
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Exatas
Ano
2000
Cidade / UF
Vitória/ES
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho utiliza-se de questionários, aonde são propostas várias situações físicas, construídas com o objetivo de fazer emergir as concepções e os modos de raciocínio de senso comum dos estudantes sobre o fenômeno do atrito sólido seco, antes e depois destes receberem as primeiras instruções formais sobre este fenômeno, as quais ocorrem na 8ª série do ensino fundamental; são ainda abrangidos pelo estudo, os professores de Física de 8ª série e ensino médio. Ainda, através de uma análise crítica dos livros texto mais utilizados na 8ª série, este trabalho propõe também verificar, qual a relação destes livros com o conhecimento de senso comum de estudantes e professores revelados pelo estudo. A análise dos resultados dos questionários permitiu explicitar um modelo estudantil sobre o fenômeno do atrito sólido seco, o "modelo de obstáculos", que dava conta de um conjunto de resultados, colocando assim, em evidência, o modelo explicativo sobre a conceitualização do fenômeno e sua evolução, na população alvo do estudo. Outros resultados, paralelos a esse modelo, indicaram ainda, um conjunto de concepções e modos de raciocínio de senso comum presentes na população estudada e associados ao conceito de força e movimento e à aplicação da 2ª e 3ª leis de Newton. Por outro lado, a análise dos livros texto revelou que os livros analisados, os quais constituem a principal fonte de pesquisa e informação de alunos e professores, tendem a reforçar o conhecimento de senso comum desta população, não permitindo ou não contribuindo para que este seja colocado em questão e evolua para um modelo cientificamente aceitável do atrito.
Palavras Chave
senso comum, ensino de física.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos, Características do Aluno