Perfil Conceitual: Trabalhando a Concepção de Matéria e Estados Físicos dos Materiais com Alunos e Alunas do Ensino Médio.
Título
Perfil Conceitual: Trabalhando a Concepção de Matéria e Estados Físicos dos Materiais com Alunos e Alunas do Ensino Médio.
Perfil Conceitual: Trabalhando a Concepção de Matéria e Estados Físicos dos Materiais com Alunos e Alunas do Ensino Médio.
Ensino, Filosofia E História das Ciências
Autor
Maria Bernadete de Melo Cunha
Maria Bernadete de Melo Cunha
Orientação
Olival Freire Junior
Olival Freire Junior
Instituição
UFBA
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2003
2003
/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho de dissertação é o resultado da pesquisa qualitativa, acerca de conceitos relacionados à constituição da matéria, isto é, de sua natureza descontínua, e seus estados físicos, desenvolvida com alunos e alunas da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Luiz Viana, em Salvador-BA, durante o ano letivo de 2002. Na metodologia empregada, foram utilizadas, para o levantamento de dados, atividades em sala de aula e em laboratório, trabalhando-se as propriedades físicas dos materiais, consideradas como pré-testes e pós-testes, em que alunos e alunas responderam a questões abertas e fizeram desenhos representativos relacionados aos temas abordados, os quais foram analisados de acordo com as categorias indicadas por Mortimer (2000), para observar a evolução do perfil conceitual da matéria e seus estados físicos. Os resultados mostraram um avanço significativo nas concepções apresentadas por alunos e alunas, indicando que o começo das atividades na disciplina Química, para o ensino médio, pode ser feito a partir do entendimento das propriedades dos materiais, observadas à nível macroscópico, para se chegar à constituição dos mesmos à nível de partículas, utilizando-se modelos explicativos. A evolução das idéias de alunos e alunas pode ser acompanhada através do perfil conceitual.
Este trabalho de dissertação é o resultado da pesquisa qualitativa, acerca de conceitos relacionados à constituição da matéria, isto é, de sua natureza descontínua, e seus estados físicos, desenvolvida com alunos e alunas da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual Luiz Viana, em Salvador-BA, durante o ano letivo de 2002. Na metodologia empregada, foram utilizadas, para o levantamento de dados, atividades em sala de aula e em laboratório, trabalhando-se as propriedades físicas dos materiais, consideradas como pré-testes e pós-testes, em que alunos e alunas responderam a questões abertas e fizeram desenhos representativos relacionados aos temas abordados, os quais foram analisados de acordo com as categorias indicadas por Mortimer (2000), para observar a evolução do perfil conceitual da matéria e seus estados físicos. Os resultados mostraram um avanço significativo nas concepções apresentadas por alunos e alunas, indicando que o começo das atividades na disciplina Química, para o ensino médio, pode ser feito a partir do entendimento das propriedades dos materiais, observadas à nível macroscópico, para se chegar à constituição dos mesmos à nível de partículas, utilizando-se modelos explicativos. A evolução das idéias de alunos e alunas pode ser acompanhada através do perfil conceitual.
Palavras Chave
ensino de ciências e matemática, perfil conceitual
ensino de ciências e matemática, perfil conceitual
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos