Ação pedagógica em Física no ensino médio: contribuições da História da Ciência: um estudo de caso.
Título
Ação pedagógica em Física no ensino médio: contribuições da História da Ciência: um estudo de caso.
Ação pedagógica em Física no ensino médio: contribuições da História da Ciência: um estudo de caso.
Educação
Autor
Maria Clotilde Corrêa Curado
Maria Clotilde Corrêa Curado
Orientação
Décio Pacheco
Décio Pacheco
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1999
1999
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Apresenta e analisa uma ação pedagógica realizada com alunos do ensino médio, na disciplina de Física, no estudo do movimento da queda dos corpos, no qual a História da Ciência foi incorporada. A partir da minha preocupação com a busca de significado e sentido nos conteúdos de Física por parte dos alunos e do pressuposto da existência de paralelismo entre as explicações prévias dos alunos e aquelas explicações registradas na história do pensamento científico, a ação pedagógica desenvolvida recorreu à História da Ciência como um recurso potencialmente enriquecedor para promover nos alunos mudanças conceituais e para aproximá-los do processo de produção do conhecimento científico. A análise dessa ação mostra que a inserção da História da ciência operou como um catalisador na revisão da concepção do conhecimento científico enquanto um conhecimento definitivo, resgatando a sua condição de provisoriedade, fator de dinamicidade da Física. Conclui que o reconhecimento dessa provisoriedade promove desdobramentos na maneira de conceber a ciência, levantando outros questionamentos importantes na perspectiva de tornar a ciência apresentada na escola mais próxima da ciência. A análise, no entanto, não é conclusiva com respeito à existência de paralelismos de concepções, pressuposto inicial da ação pedagógica.
Apresenta e analisa uma ação pedagógica realizada com alunos do ensino médio, na disciplina de Física, no estudo do movimento da queda dos corpos, no qual a História da Ciência foi incorporada. A partir da minha preocupação com a busca de significado e sentido nos conteúdos de Física por parte dos alunos e do pressuposto da existência de paralelismo entre as explicações prévias dos alunos e aquelas explicações registradas na história do pensamento científico, a ação pedagógica desenvolvida recorreu à História da Ciência como um recurso potencialmente enriquecedor para promover nos alunos mudanças conceituais e para aproximá-los do processo de produção do conhecimento científico. A análise dessa ação mostra que a inserção da História da ciência operou como um catalisador na revisão da concepção do conhecimento científico enquanto um conhecimento definitivo, resgatando a sua condição de provisoriedade, fator de dinamicidade da Física. Conclui que o reconhecimento dessa provisoriedade promove desdobramentos na maneira de conceber a ciência, levantando outros questionamentos importantes na perspectiva de tornar a ciência apresentada na escola mais próxima da ciência. A análise, no entanto, não é conclusiva com respeito à existência de paralelismos de concepções, pressuposto inicial da ação pedagógica.
Palavras Chave
Ensino de Física; História da Ciência; Epistemologia.
Ensino de Física; História da Ciência; Epistemologia.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
História da Ciência
História da Ciência