Princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio.

Título
Princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio.
Autor
José Francisco Custodio Filho
Orientação
Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Ano
2002
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A temática dos modelos é, atualmente, uma das mais trabalhadas na área de pesquisa em ensino de ciências. Tal discussão apóia-se amplamente nas abordagens sobre modelos mentais oriundas da área da psicologia cognitiva. Na ciência existe uma relação muito importante entre construções teóricas em geral, modelos em particular, e princípios. Diversos trabalhos epistemológicos e históricos permitem avaliar o funcionamento dos princípios como guias heurísticos genéricos na produção científica. Esta pesquisa visa investigar o papel do Princípio de Conservação de Energia (PCE) na construção de modelos por estudantes do ensino médio. Estudantes da terceira série do ensino médio foram submetidos a entrevistas clínicas semi-estruturadas, mediante um protocolo contendo duas situações externas ao contexto escolar. As respostas e suas justificativas foram analisadas e categorizadas em seis grupos: energia, impulso, cinemática, pseudoforça, simetrias e analogias. De maneira geral, em situações um pouco diferenciadas daquelas usualmente tratadas na disciplina de Física, os estudantes utilizam toda sorte de esquemas intuitivos. O resultado mais surpreendente nesta pesquisa foi a falta de menção explícita ou implícita ao PCE. Além disto, os modelos inferidos a partir das respostas dos estudantes mostraram-se extremamente instáveis e mutantes. Como implicação didático-pedagógica, avançamos a ideia que os princípios deveriam desempenhar papel heurístico na construção de modelos na escola, como forma de minimizar a instabilidade dos modelos.
Palavras Chave
PCE, construção, modelos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Características do Aluno