Princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio.
Título
Princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio.
Princípios de conservação e construção de modelos por estudantes do ensino médio.
Autor
José Francisco Custodio Filho
José Francisco Custodio Filho
Orientação
Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira
Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Educação
Centro de Ciências da Educação
Ano
2002
2002
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A temática dos modelos é, atualmente, uma das mais trabalhadas na área de pesquisa em ensino de ciências. Tal discussão apóia-se amplamente nas abordagens sobre modelos mentais oriundas da área da psicologia cognitiva. Na ciência existe uma relação muito importante entre construções teóricas em geral, modelos em particular, e princípios. Diversos trabalhos epistemológicos e históricos permitem avaliar o funcionamento dos princípios como guias heurísticos genéricos na produção científica. Esta pesquisa visa investigar o papel do Princípio de Conservação de Energia (PCE) na construção de modelos por estudantes do ensino médio. Estudantes da terceira série do ensino médio foram submetidos a entrevistas clínicas semi-estruturadas, mediante um protocolo contendo duas situações externas ao contexto escolar. As respostas e suas justificativas foram analisadas e categorizadas em seis grupos: energia, impulso, cinemática, pseudoforça, simetrias e analogias. De maneira geral, em situações um pouco diferenciadas daquelas usualmente tratadas na disciplina de Física, os estudantes utilizam toda sorte de esquemas intuitivos. O resultado mais surpreendente nesta pesquisa foi a falta de menção explícita ou implícita ao PCE. Além disto, os modelos inferidos a partir das respostas dos estudantes mostraram-se extremamente instáveis e mutantes. Como implicação didático-pedagógica, avançamos a ideia que os princípios deveriam desempenhar papel heurístico na construção de modelos na escola, como forma de minimizar a instabilidade dos modelos.
A temática dos modelos é, atualmente, uma das mais trabalhadas na área de pesquisa em ensino de ciências. Tal discussão apóia-se amplamente nas abordagens sobre modelos mentais oriundas da área da psicologia cognitiva. Na ciência existe uma relação muito importante entre construções teóricas em geral, modelos em particular, e princípios. Diversos trabalhos epistemológicos e históricos permitem avaliar o funcionamento dos princípios como guias heurísticos genéricos na produção científica. Esta pesquisa visa investigar o papel do Princípio de Conservação de Energia (PCE) na construção de modelos por estudantes do ensino médio. Estudantes da terceira série do ensino médio foram submetidos a entrevistas clínicas semi-estruturadas, mediante um protocolo contendo duas situações externas ao contexto escolar. As respostas e suas justificativas foram analisadas e categorizadas em seis grupos: energia, impulso, cinemática, pseudoforça, simetrias e analogias. De maneira geral, em situações um pouco diferenciadas daquelas usualmente tratadas na disciplina de Física, os estudantes utilizam toda sorte de esquemas intuitivos. O resultado mais surpreendente nesta pesquisa foi a falta de menção explícita ou implícita ao PCE. Além disto, os modelos inferidos a partir das respostas dos estudantes mostraram-se extremamente instáveis e mutantes. Como implicação didático-pedagógica, avançamos a ideia que os princípios deveriam desempenhar papel heurístico na construção de modelos na escola, como forma de minimizar a instabilidade dos modelos.
Palavras Chave
PCE, construção, modelos.
PCE, construção, modelos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno