O uso da mediação de diálogos entre estudantes via internet como estratégia para o ensino na disciplina de Metodologia para o Ensino de Ciências.

Título
O uso da mediação de diálogos entre estudantes via internet como estratégia para o ensino na disciplina de Metodologia para o Ensino de Ciências.
Autor
Rodrigo Dalcin
Orientação
Edson Roberto Oaigen
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Ano
2005
Cidade / UF
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este trabalho abordou a questão dos agentes do processo de ensino e aprendizagem valendo-se de um software de chat como instrumento para a construção de aprendizagem significativa. Teve como objetivos principais alcançados os seguintes: a elaboração de um instrumento de diagnóstico para a avaliação do conhecimento obtido sobre determinados assuntos; a implementação e a aplicação de um sistema de chat capaz de reconhecer palavras-chave e oferecer alternativas aos alunos para a busca do conhecimento; o desenvolvimento de atividades no sistema de chat proposto e o acompanhamento da diferença de desempenho em um dado assunto tratado no sistema antes e após a sua utilização de maneira a comprovar, ou não, a construção de aprendizagem significativa; a estruturação de um banco de dados para o armazenamento das conversações realizadas, cuja análise posterior permitiu a avaliação da construção da aprendizagem significativa na amostra de alunos; e a coleta da opinião dos participantes, através da qual constatou-se que a imensa maioria dos alunos se mostrou plenamente satisfeita com a metodologia proposta. Acima de tudo, as experimentações realizadas (quatro no total) e a comparação dos resultados obtidos no diagnóstico com os obtidos após a aplicação do sistema de chat permitiram a comprovação plena, através de dados estatísticos, de que é possível obter-se construção de aprendizagem significativa através do sistema de chat proposto neste trabalho.
Palavras Chave
aprendizagem significativa, chat, educação à distância.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos