Concepções de Futuros Professores da Escola Básica Sobre Evolução dos Seres Vivos: implicações para a prática docente.

Título
Concepções de Futuros Professores da Escola Básica Sobre Evolução dos Seres Vivos: implicações para a prática docente.
Autor
Elaine Aparecida Daniel
Orientação
Fernando Bastos
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2003
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O conceito de evolução orgânica é o conceito central e unificador de toda biologia. Ele tem reflexos sobre vários outros campos do conhecimento e tornou-se um tema amplamente disseminado em currículos oficiais e livros didáticos para o ensino escolar de ciências e biologia. O ensino de evolução suscita, entretanto, enormes dificuldades para a prática pedagógica. O tema evolução é reconhecidamente difícil de ser trabalhado na escola, quer por envolver conteúdos abstratos, quer por ser muito freqüente os alunos apresentarem compreensões equivocadas acerca de como a ciência explica o processo evolutivo (DEADMAN & KELLY, 1978; BRUMBY, 1984; BIZZO, 1992). Assim, evolução é tema complexo e polêmico, envolvendo outros aspectos além do científico, tais como dogmas religiosos, familiares e crenças pessoais (DEADMAN & KELLY, 1978). O presente trabalho de pesquisa teve como principal objetivo verificar se o domínio do conteúdo a ser ensinado pode afetar a prática pedagógica de futuros professores de ciências e biologia. O estudo sugere que realmente o domínio do conteúdo específico é essencial para que os professores se sintam seguros para propor atividades de ensino que sejam diferentes daquelas que caracterizam um ensino por transmissão. Segundo Guarnieri (2000), "há indicadores que sugerem que, para ter sucesso profissional na tarefa de ensinar, é necessário ao professor conhecer, dominar e articular os vários elementos que compõe o seu trabalho".
Palavras Chave
ensino de ciências, formação de professores, prática pedagógica, conhecimento específico.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor