Resolução de problemas em oscilações e ondas: uma abordagem para o Ensino Médio.

Título
Resolução de problemas em oscilações e ondas: uma abordagem para o Ensino Médio.
Ensino De Física E De Matemática
Autor
Harnye del Nero
Orientação
Solange Binotto Fagan
Instituição
UNIFRA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Tornar o aluno crítico e fascinado pelos fenômenos e técnicas do seu cotidiano é um dos grandes desafios do ensino de Física. No entanto, temos um grande impasse nos pré-requisitos e processos envolvidos para o entendimento das leis físicas associadas a estes fenômenos. Desta forma, o método de resolução de problemas é visto como uma das estratégias para aproximaros conteúdos abordados com a realidade do aluno. Nesse sentido, apresentamos um relato de experiência sobre a aplicação da metodologiada resolução de problemas no Ensino Médio associado aos temas de oscilações e ondas. Desenvolvemos um módulo didático referente aos conteúdos a serem abordados com questões relacionadas a fenômenos ou equipamentos do dia-a-dia do aluno. Apresentamos também neste módulo algumas páginas da internet, previamente selecionadas, com textos multimídias, simulações virtuais e vídeos que foram usadas como suporte para a aplicação dessa metodologia. A proposta de trabalhofoi aplicada em quatro (4) turmas do Segundo Ano do Ensino Médio da escola SantAnna de Santa Maria-RS totalizando 156 alunos. Aplicamos atividades diferenciadas em cada uma destas turmas avaliando o envolvimento e o comportamentodos alunos frente a esta metodologia. Podemos ressaltar que a resolução de problemas gerou questionamentos e discussões aprofundadas em relação aos fenomênos envolvidos nas atividades. Notamos uma mudança de atitude nos alunos quanto à busca por conhecimento adicional ao que é proposto em sala de aula. E, finalmente, observamos que os alunosconseguiram relacionar alguns fenômenosbaseados em oscilações e ondas com acontecimentos do seu dia-a-dia.
Palavras Chave
Resolução de problemas, oscilações e ondas, ensino

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método