Concepções alternativas e conhecimento científico: Contribuições para o problema de incompatibilidade teórica em ensino de ciências.

Título
Concepções alternativas e conhecimento científico: Contribuições para o problema de incompatibilidade teórica em ensino de ciências.
Autor
Nely Magdalena Barrios Delgado
Orientação
Norberto Cardoso Ferreira
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
2005
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente trabalho centra-se na compreensão das relações entre as concepções alternativas dos estudantes secundários e os conhecimentos científicos como uma forma de superar o problema da incompatibilidade entre essas duas noções. Para tanto utilizamos como ferramenta teórica às contribuições de Laudan (1985) a respeito das diferentes interpretações sobre progresso cientifico no seu esforço em se diferenciar do modelo positivista de progresso cientifico. Baseados nesse referencial teórico e utilizando como metodologia às aproximações entre a atividade cientifica e o ensino de ciências, levantamos algumas considerações que poderiam ser levadas em conta pelo professor para modificar sua postura pedagógica nas situações em que as concepções alternativas são manifestadas. Em seguida identificamos a inclusão da História das Ciências no ensino de Ciências como uma proposta metodológica compatível com o nosso propósito pedagógico de ampliar as possibilidades de aprendizagem de um determinado conceito. De forma específica optamos por trabalhar com o desenvolvimento histórico do conceito de atrito e suas possibilidades de ensino a partir da metodologia d ensino por investigação.
Palavras Chave
concepções alternativas, conhecimento científico.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
História da Ciência