Unidade de aprendizagem sobre insetos: avaliando uma proposta metodológica para o ensino fundamental.

Título
Unidade de aprendizagem sobre insetos: avaliando uma proposta metodológica para o ensino fundamental.
Autor
Miriani Silva Demoliner
Orientação
Regina Maria Rabello Borges
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Física
Ano
2005
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O trabalho objetivou a reconstrução de conceitos e conhecimentos sobre insetos através da construção e desenvolvimento de uma Unidade de Aprendizagem, procurando envolver os alunos e despertando-lhes o interesse pelo assunto. Para esta pesquisa, obtiveram-se depoimentos dos alunos de 6ª série, de uma Escola Municipal de Guaíba, através de dois questionários. O primeiro instrumento trouxe as informações para que se pudesse construir a Unidade de Aprendizagem de acordo com as pré-concepções dos alunos. Já o segundo, aplicado apenas aos alunos líderes dos grupos, mostrou aspectos referentes à avaliação das atividades desenvolvidas durante o processo. A metodologia de análise utilizada para examinar os depoimentos foi uma Análise de Conteúdo. Partindo desta análise foi possível construir alguns capítulos da dissertação. Foi pertinente, também, fazer uma abordagem crítica da atual dinâmica educacional para poder melhor contextualizar esta pesquisa, ressaltando a importância da educação continuada para professores e propondo uma proposta metodológica diferente da tradicional, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos e despertando-lhes o interesse para o aprender por prazer. A pesquisa teve repercussões não apenas entre os alunos sujeitos da pesquisa, mas também em nível de escola e da Secretária Municipal de Educação.
Palavras Chave
Insetos; Educar pela Pesquisa; Abordagem Crítica.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Conceitos, Características do Aluno