A compreensão de conteúdos no contexto da sala de aula: desfazendo na formação docente, uma cadeia de mal-entendidos em conceitos de história e de ciência.

Título
A compreensão de conteúdos no contexto da sala de aula: desfazendo na formação docente, uma cadeia de mal-entendidos em conceitos de história e de ciência.
Autor
Ana Maria Iório Dias
Orientação
Jacques Therrien
Instituição
UFC
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1998
/CE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho surgiu da necessidade de entender um pouco mais sobre o que, de fato, acontece na escola, dentro da sala de aula. Em especial, busco compreender como se processa o ensino e aprendizagem de conceitos relativos a áreas específicas do conhecimento humano, ou seja, como os alunos compreendem o vocabulário técnico utilizado por estas áreas, cujo o significado difere da utilização cotidiana. Para a realização desta pesquisa, foram escolhidas duas escolas, de um mesmo bairro da cidade de Fortaleza - Ceará, sendo uma pertencente a rede pública estadual e a outra a rede particular de ensino. Em cada uma dessas escolas, escolhi uma turma de 4ª série do ensino fundamental e, nelas, foram observadas e analisadas as aulas de História do Brasil e de Ciências, com conteúdos escolhidos previamente, para avaliar a compreensão do vocabulário específico dessas áreas por parte dos alunos e das professoras, foram aplicados questionários contendo palavras e expressões retirada do material didático adotado nas áreas em questão. Tais instrumentos possibilitam uma análise comparativa entre a situação anterior e a posterior às aulas em que os conteúdos selecionados foram trabalhados. Todas as atividades relativas a esses conteúdos também constituíram objeto de análise e, além disso, outras atividades de produção e compreensão de textos foram realizadas com os alunos, para complementar as informações obtidas, foram feitas entrevistas com os alunos e com as professoras. As respostas dadas foram agrupadas numa tipologia de sete diferentes (mas não hierárquicos) níveis, segundo critérios de aproximação ou de distanciamento da significação específica da área a que cada vocábulo ou expressão estava relacionado(a). Os resultados revelaram que não houve diferença positiva significativa (ao nível estatístico de 5%) em favor do pós-teste, quando comparado com o pré-teste, seja na área de história ou de ciências, de ambas as escolas. Esses mesmos resultados, então, foram o ponto de partida para uma nova etapa da pesquisa, desta feita relativa à formação docente: a partir da análise das respostas de cada um dos alunos; das informações coletadas na história de vida profissional relatada pelos professores e de estudos sistemáticos, as professoras desencadearam ações em sala de aula que revelaram a possibilidade de se conseguir uma aprendizagem mais significativa por parte dos alunos. O processo vivenciado também resgatou a condição de pesquisadoras e de agentes reflexivos das docentes envolvidas no processo.
Palavras Chave
vocabulário específico, compreensão de conteúdos.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno