Concepções epistemológicas de alunos universitários de um curso de Ciências Naturais.
Título
Concepções epistemológicas de alunos universitários de um curso de Ciências Naturais.
Concepções epistemológicas de alunos universitários de um curso de Ciências Naturais.
Autor
Ângela Maria Costa Dias
Ângela Maria Costa Dias
Orientação
Dominique Colinvaux
Dominique Colinvaux
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Identifica e caracteriza as concepções epistemológicas dos alunos de um curso universitário de Ciências Naturais acerca de aspectos que dizem respeito ao propósito e à natureza da ciência. Afirma que a literatura nacional e internacional tem sugerido que alunos e professores desenvolvam concepções epistemológicas diferentes daquelas difundidas pelas correntes atuais no campo da filosofia das ciências naturais, especialmente as defendidas pela Nova Filosofia da Ciência. Desenvolve um estudo exploratório, a partir da aplicação de um questionário a 49 alunos do curso de Física do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. Os temas abordados nos questionários objetivaram conhecer a concepção de ciência que os alunos possuem através da verificação da especificidade do conhecimento científico, da ciência como conhecimento verdadeiro e do método científico. Trata dos aspectos particulares do processo de construção do conhecimento científico, analisando o papel da teoria na observação de um fenômeno e as condições para o abandono de uma teoria. Conclui que as respostas dos alunos ao questionário sugerem algumas semelhanças com o que tem sido documentado pela literatura atual no campo da educação em ciências, ou seja, os alunos parecem possuir uma visão "empiricista" da ciência.
Identifica e caracteriza as concepções epistemológicas dos alunos de um curso universitário de Ciências Naturais acerca de aspectos que dizem respeito ao propósito e à natureza da ciência. Afirma que a literatura nacional e internacional tem sugerido que alunos e professores desenvolvam concepções epistemológicas diferentes daquelas difundidas pelas correntes atuais no campo da filosofia das ciências naturais, especialmente as defendidas pela Nova Filosofia da Ciência. Desenvolve um estudo exploratório, a partir da aplicação de um questionário a 49 alunos do curso de Física do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense. Os temas abordados nos questionários objetivaram conhecer a concepção de ciência que os alunos possuem através da verificação da especificidade do conhecimento científico, da ciência como conhecimento verdadeiro e do método científico. Trata dos aspectos particulares do processo de construção do conhecimento científico, analisando o papel da teoria na observação de um fenômeno e as condições para o abandono de uma teoria. Conclui que as respostas dos alunos ao questionário sugerem algumas semelhanças com o que tem sido documentado pela literatura atual no campo da educação em ciências, ou seja, os alunos parecem possuir uma visão "empiricista" da ciência.
Palavras Chave
ensino-aprendizagem-epistemologia, filosofia da ciência.
ensino-aprendizagem-epistemologia, filosofia da ciência.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno