Pelas fendas, brechas e fissuras... Os saberes da formação continuada de professores.

Título
Pelas fendas, brechas e fissuras... Os saberes da formação continuada de professores.
Autor
Fátima Rezende Naves Dias
Orientação
Graça Aparecida Cicillini
Instituição
UFU
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2001
Cidade / UF
Uberlândia/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O tempo vivido no trabalho, sob o qual é aqui traçado o percurso profissional de uma formadora de professores (as) do Ensino Fundamental de uma escola pública, parece ser uma instância genuína de constituição de seu saber-ser e de seu saber-fazer a formação continuada em serviço. Este estudo busca dialogar com os saberes mobilizados e construídos pela formadora de professores(as) a partir do interior da escola, visando reconstruir uma epistemologia da prática profissional. De acordo com este objetivo, foi utilizada a narrativa como caminho metodológico. Uma narrativa dialógica, aberta, curiosa e polifônica. O diálogo com os saberes da formadora se deu numa composição de vozes - a voz da protagonista, a voz dos teóricos (pesquisadores e estudiosos) e a minha própria voz. A pesquisa demonstrou, através de sínteses provisórias que, ao sabor do tempo, a protagonista vai tecendo suas ações de formar professores(as), a partir das múltiplas configurações dadas pelo entrelaçamento da sua história de vida pessoal e profissional; também revelou que os saberes da formação são processuais, situados, partilhados, recriados e ressignificados pela formadora nos encontros intersubjetivos com os vários personagens do ato educativo, na subjetividade social de uma dada escola.
Palavras Chave
formação continuada, saberes, praticas escolares.

Classificações

Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Os dados são insuficientes para classificação.
Foco Temático
Formação de Professores, Características do Professor