A Física nas revistas Ciência Hoje e pesquisa FAPESP leituras de licenciandos.
Título
A Física nas revistas Ciência Hoje e pesquisa FAPESP leituras de licenciandos.
A Física nas revistas Ciência Hoje e pesquisa FAPESP leituras de licenciandos.
Autor
Ricardo Henrique Almeida Dias
Ricardo Henrique Almeida Dias
Orientação
Maria José Pereira Monteiro de Almeida
Maria José Pereira Monteiro de Almeida
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este estudo teve por objetivos compreender interpretações de um grupo de licenciandos em física ao lerem textos de divulgação científica sobre física publicados nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp e compreender aspectos do imaginário desses estudantes sobre possibilidades de leitura desses textos por alunos do ensino médio. Baseamos as análises em noções da análise de discurso, na vertente originada por Michel Pêcheux. Consideramos as condições de produção e a historicidade na produção da leitura e as categorias de repetição: empírica, formal e histórica, como explicitada por Eni Orlandi. Também julgamos necessária a compreensão de como as especificidades do campo de produção dos textos de divulgação científica, publicados nessas revistas, surgiriam nas falas dos licenciandos após a interação deles com textos dessa natureza, levantando algumas características dos textos trabalhados com base em autores das áreas de comunicação e jornalismo. Pudemos notar como essas características proporcionaram condições para o estabelecimento de sentidos e como essas condições contribuíram para que os estudantes manifestassem os três tipos de repetição, o que nos evidenciou a multiplicidade nas maneiras como eles leram.
Este estudo teve por objetivos compreender interpretações de um grupo de licenciandos em física ao lerem textos de divulgação científica sobre física publicados nas revistas Ciência Hoje e Pesquisa Fapesp e compreender aspectos do imaginário desses estudantes sobre possibilidades de leitura desses textos por alunos do ensino médio. Baseamos as análises em noções da análise de discurso, na vertente originada por Michel Pêcheux. Consideramos as condições de produção e a historicidade na produção da leitura e as categorias de repetição: empírica, formal e histórica, como explicitada por Eni Orlandi. Também julgamos necessária a compreensão de como as especificidades do campo de produção dos textos de divulgação científica, publicados nessas revistas, surgiriam nas falas dos licenciandos após a interação deles com textos dessa natureza, levantando algumas características dos textos trabalhados com base em autores das áreas de comunicação e jornalismo. Pudemos notar como essas características proporcionaram condições para o estabelecimento de sentidos e como essas condições contribuíram para que os estudantes manifestassem os três tipos de repetição, o que nos evidenciou a multiplicidade nas maneiras como eles leram.
Palavras Chave
leitura, análise de discurso, jornalismo científico, Física, Formação de professores .
leitura, análise de discurso, jornalismo científico, Física, Formação de professores .
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos