Análise de imagens em livros didáticos de química: um caminho para a comunicação de conceitos científicos.
Título
Análise de imagens em livros didáticos de química: um caminho para a comunicação de conceitos científicos.
Análise de imagens em livros didáticos de química: um caminho para a comunicação de conceitos científicos.
Autor
Siland Meiru França Dib
Siland Meiru França Dib
Orientação
José Florêncio Rodrigues Júnior
José Florêncio Rodrigues Júnior
Instituição
UCB
UCB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2004
2004
/DF
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este estudo constitui uma análise das imagens existentes em livros didáticos de química de ensino médio; em particular, no capítulo sobre eletroquímica. Visa contribuir para o processo de decisão relativo à inclusão de imagens nos textos didáticos, apontando aspectos referentes às funções, à diagramação, o grau de abstração (iconicidade) das imagens e a utilização dos esquemas ilustrativos para a abordagem dos conteúdos científicos. A metodologia utilizada valeu-se de duas abordagens de análise das imagens: a morfológica e a semântica. A primeira refere-se ao tipo de imagem, número de imagens por páginas, inclusão de legendas, área de ocupação, e cor; a segunda, ao papel que uma imagem desempenha no texto, seu contexto e os aspectos relativos à iconicidade, também designada figuridade. Dois juízes analisaram 158 figuras provenientes de quatro livros didáticos de química, utilizando-se de grades construídas para esse fim. O estudo permitiu obter algumas conclusões importantes dentre elas pode-se destacar: as imagens possuem papéis diferenciados para o texto didático de química, e, em sua maioria são do tipo explicativas, dado a quantidade de informações que são traduzidas de forma esquemática para reforçar as informações ditas textualmente; os problemas morfológicos, relacionados à composição e a forma das imagens podem comprometer sua função para o texto, ocasionado problemas na comunicação por imagens; as imagens são de fundamental importância para a transmissão dos conceitos químicos relativos ao estudo da eletroquímica porque elucidam informações textuais da descrição de fenômenos (sob a forma macroscópica) que não podem ser visualizados. Este trabalho também oferece informações importantes, para autores e professores, responsáveis pela elaboração e adoção de livros didáticos, no que se refere à melhor exploração do potencial que as imagens possuem para a comunicação nos textos escolares.
Este estudo constitui uma análise das imagens existentes em livros didáticos de química de ensino médio; em particular, no capítulo sobre eletroquímica. Visa contribuir para o processo de decisão relativo à inclusão de imagens nos textos didáticos, apontando aspectos referentes às funções, à diagramação, o grau de abstração (iconicidade) das imagens e a utilização dos esquemas ilustrativos para a abordagem dos conteúdos científicos. A metodologia utilizada valeu-se de duas abordagens de análise das imagens: a morfológica e a semântica. A primeira refere-se ao tipo de imagem, número de imagens por páginas, inclusão de legendas, área de ocupação, e cor; a segunda, ao papel que uma imagem desempenha no texto, seu contexto e os aspectos relativos à iconicidade, também designada figuridade. Dois juízes analisaram 158 figuras provenientes de quatro livros didáticos de química, utilizando-se de grades construídas para esse fim. O estudo permitiu obter algumas conclusões importantes dentre elas pode-se destacar: as imagens possuem papéis diferenciados para o texto didático de química, e, em sua maioria são do tipo explicativas, dado a quantidade de informações que são traduzidas de forma esquemática para reforçar as informações ditas textualmente; os problemas morfológicos, relacionados à composição e a forma das imagens podem comprometer sua função para o texto, ocasionado problemas na comunicação por imagens; as imagens são de fundamental importância para a transmissão dos conceitos químicos relativos ao estudo da eletroquímica porque elucidam informações textuais da descrição de fenômenos (sob a forma macroscópica) que não podem ser visualizados. Este trabalho também oferece informações importantes, para autores e professores, responsáveis pela elaboração e adoção de livros didáticos, no que se refere à melhor exploração do potencial que as imagens possuem para a comunicação nos textos escolares.
Palavras Chave
livro didático, imagem, química.
livro didático, imagem, química.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos
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