Análise de imagens em livros didáticos de química: um caminho para a comunicação de conceitos científicos.

Título
Análise de imagens em livros didáticos de química: um caminho para a comunicação de conceitos científicos.
Autor
Siland Meiru França Dib
Orientação
José Florêncio Rodrigues Júnior
Instituição
UCB
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2004
/DF
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Este estudo constitui uma análise das imagens existentes em livros didáticos de química de ensino médio; em particular, no capítulo sobre eletroquímica. Visa contribuir para o processo de decisão relativo à inclusão de imagens nos textos didáticos, apontando aspectos referentes às funções, à diagramação, o grau de abstração (iconicidade) das imagens e a utilização dos esquemas ilustrativos para a abordagem dos conteúdos científicos. A metodologia utilizada valeu-se de duas abordagens de análise das imagens: a morfológica e a semântica. A primeira refere-se ao tipo de imagem, número de imagens por páginas, inclusão de legendas, área de ocupação, e cor; a segunda, ao papel que uma imagem desempenha no texto, seu contexto e os aspectos relativos à iconicidade, também designada figuridade. Dois juízes analisaram 158 figuras provenientes de quatro livros didáticos de química, utilizando-se de grades construídas para esse fim. O estudo permitiu obter algumas conclusões importantes dentre elas pode-se destacar: as imagens possuem papéis diferenciados para o texto didático de química, e, em sua maioria são do tipo explicativas, dado a quantidade de informações que são traduzidas de forma esquemática para reforçar as informações ditas textualmente; os problemas morfológicos, relacionados à composição e a forma das imagens podem comprometer sua função para o texto, ocasionado problemas na comunicação por imagens; as imagens são de fundamental importância para a transmissão dos conceitos químicos relativos ao estudo da eletroquímica porque elucidam informações textuais da descrição de fenômenos (sob a forma macroscópica) que não podem ser visualizados. Este trabalho também oferece informações importantes, para autores e professores, responsáveis pela elaboração e adoção de livros didáticos, no que se refere à melhor exploração do potencial que as imagens possuem para a comunicação nos textos escolares.
Palavras Chave
livro didático, imagem, química.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Recursos Didáticos