A avaliação e suas relações com os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário - Um estudo de caso.
Título
A avaliação e suas relações com os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário - Um estudo de caso.
A avaliação e suas relações com os processos de ensino e de aprendizagem no contexto universitário - Um estudo de caso.
Autor
Ana Aleixo Diniz
Ana Aleixo Diniz
Orientação
Alice Helena Campos Pierson
Alice Helena Campos Pierson
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A palavra avaliar possui diferentes significados, e isso não difere quando pensamos no ato de avaliar no contexto educacional. Ela pode ser usada como um meio de classificação, exclusão ou como uma ferramenta muito útil no processo de ensino-aprendizagem. Esse trabalho é um estudo de caso que tem como paisagem uma disciplina do curso de Física de uma universidade pública paulista e como sujeitos, docente e estudantes da mesma universidade. Por ter como metodologia a abordagem de um estudo de caso, o estudo possui diferentes instrumentos de coleta de dados e mostra as relações entre a avaliação e o processo de ensino e de aprendizagem por diferentes perspectivas. Desse estudo podemos tirar duas considerações importantes: a primeira é que as concepções do docente sobre ensino e aprendizagem influenciam diretamente nas relações que serão estabelecidas com a avaliação no decorrer da disciplina. O contexto universitário traz algumas particularidades e o docente universitário é um caso a parte dentro desse estudo de caso. A segunda consideração importante é a forma pela qual a pesquisa aborda o docente e consegue discutir temáticas relacionadas aos aspectos pedagógicos do conteúdo, uma porta para se chegar ao docente universitário.
A palavra avaliar possui diferentes significados, e isso não difere quando pensamos no ato de avaliar no contexto educacional. Ela pode ser usada como um meio de classificação, exclusão ou como uma ferramenta muito útil no processo de ensino-aprendizagem. Esse trabalho é um estudo de caso que tem como paisagem uma disciplina do curso de Física de uma universidade pública paulista e como sujeitos, docente e estudantes da mesma universidade. Por ter como metodologia a abordagem de um estudo de caso, o estudo possui diferentes instrumentos de coleta de dados e mostra as relações entre a avaliação e o processo de ensino e de aprendizagem por diferentes perspectivas. Desse estudo podemos tirar duas considerações importantes: a primeira é que as concepções do docente sobre ensino e aprendizagem influenciam diretamente nas relações que serão estabelecidas com a avaliação no decorrer da disciplina. O contexto universitário traz algumas particularidades e o docente universitário é um caso a parte dentro desse estudo de caso. A segunda consideração importante é a forma pela qual a pesquisa aborda o docente e consegue discutir temáticas relacionadas aos aspectos pedagógicos do conteúdo, uma porta para se chegar ao docente universitário.
Palavras Chave
Avaliação; Pedagogia Universitária;PEA
Avaliação; Pedagogia Universitária;PEA
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método