A Investigação-Ação no Desenvolvimento de uma Temática de Biologia : A Biodiversidade.
Título
A Investigação-Ação no Desenvolvimento de uma Temática de Biologia : A Biodiversidade.
A Investigação-Ação no Desenvolvimento de uma Temática de Biologia : A Biodiversidade.
Autor
Edna Maria Diniz Diniz
Edna Maria Diniz Diniz
Orientação
Maria Guiomar Carneiro Tomazello
Maria Guiomar Carneiro Tomazello
Instituição
UNIMEP
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Humanas
Faculdade de Ciências Humanas
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Apesar de a perda da biodiversidade não ser um problema recente, só nesses últimos anos é que a comunidade internacional tomou providências quanto ao estabelecimento de planos e estratégias para a sua conservação e uso sustentável. Em termos de currículo, os Parâmetros Curriculares Nacionais para os ensinos fundamental e médio destacam a biodiversidade como um dos valores que passa a ser reconhecido como essencial para a sustentabilidade da vida na Terra. Tendo como tema central a biodiversidade, os objetivos da dissertação são caracterizar a percepção dos aprendizes de 1º ano do ensino médio sobre essa temática, já que eles tiveram no ensino fundamental somente noções sobre ecologia, e auxiliá-los para que possam ter uma visão sistêmica da questão ambiental. Uma vez conhecida as idéias dos alunos, buscou-se trabalhar com eles de uma forma diferenciada da tradicional, adotando-se um processo de investigação-ação com diagnóstico e análise do problema; planejamento de ações; observação; reflexão, replanejamento e avaliação da aprendizagem, num processo contínuo. As respostas dos alunos aos questionário de exploração prévia permitem, de forma geral, perceber que eles têm uma consciência crítica, pois 91,3% concordam que somos responsáveis, de alguma forma, pela extinção das espécies. Também verifica-se que grande parte deles considera que a punição seria o caminho para a conservação da biodiversidade; considera a caça como a principal causa da extinção das espécies; não mostra nenhum conhecimento sobre a extinção de espécies vegetais e acredita que são poucos os animais em extinção, sendo o mico-leão-dourado o mais lembrado por eles. E esses resultados estão em sintonia com as mensagens recebidas através da mídia e do livro didático. Após um processo de investigação-ação, com o desenvolvimento de várias atividades, os alunos passam a perceber que a destruição, a fragmentação e a poluição do hábitat são fatores decisivos na extinção de animais e plantas, assim como a superexploração das espécies. Eles também ficam sensibilizados com o elevado número de animais e vegetais em extinção, destacam o valor intrínseco da vida e culpam o homem como o grande destruidor da natureza. Considero que essa rejeição ao próprio homem e essa desilusão com a civilização atual são novas situações problemáticas que merecem reflexão e ação de minha parte, enquanto educadora, como pressupõe o processo em espiral de uma investigação -ação.
Apesar de a perda da biodiversidade não ser um problema recente, só nesses últimos anos é que a comunidade internacional tomou providências quanto ao estabelecimento de planos e estratégias para a sua conservação e uso sustentável. Em termos de currículo, os Parâmetros Curriculares Nacionais para os ensinos fundamental e médio destacam a biodiversidade como um dos valores que passa a ser reconhecido como essencial para a sustentabilidade da vida na Terra. Tendo como tema central a biodiversidade, os objetivos da dissertação são caracterizar a percepção dos aprendizes de 1º ano do ensino médio sobre essa temática, já que eles tiveram no ensino fundamental somente noções sobre ecologia, e auxiliá-los para que possam ter uma visão sistêmica da questão ambiental. Uma vez conhecida as idéias dos alunos, buscou-se trabalhar com eles de uma forma diferenciada da tradicional, adotando-se um processo de investigação-ação com diagnóstico e análise do problema; planejamento de ações; observação; reflexão, replanejamento e avaliação da aprendizagem, num processo contínuo. As respostas dos alunos aos questionário de exploração prévia permitem, de forma geral, perceber que eles têm uma consciência crítica, pois 91,3% concordam que somos responsáveis, de alguma forma, pela extinção das espécies. Também verifica-se que grande parte deles considera que a punição seria o caminho para a conservação da biodiversidade; considera a caça como a principal causa da extinção das espécies; não mostra nenhum conhecimento sobre a extinção de espécies vegetais e acredita que são poucos os animais em extinção, sendo o mico-leão-dourado o mais lembrado por eles. E esses resultados estão em sintonia com as mensagens recebidas através da mídia e do livro didático. Após um processo de investigação-ação, com o desenvolvimento de várias atividades, os alunos passam a perceber que a destruição, a fragmentação e a poluição do hábitat são fatores decisivos na extinção de animais e plantas, assim como a superexploração das espécies. Eles também ficam sensibilizados com o elevado número de animais e vegetais em extinção, destacam o valor intrínseco da vida e culpam o homem como o grande destruidor da natureza. Considero que essa rejeição ao próprio homem e essa desilusão com a civilização atual são novas situações problemáticas que merecem reflexão e ação de minha parte, enquanto educadora, como pressupõe o processo em espiral de uma investigação -ação.
Palavras Chave
biodiversidade, educação ambiental, investigação-ação.
biodiversidade, educação ambiental, investigação-ação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos