Cartilha ilustrada com alguns animais nativos do cerrado: um material paradidático de Ciências, para estudantes de escolas públicas de Esmeraldas - MG.
Título
Cartilha ilustrada com alguns animais nativos do cerrado: um material paradidático de Ciências, para estudantes de escolas públicas de Esmeraldas - MG.
Cartilha ilustrada com alguns animais nativos do cerrado: um material paradidático de Ciências, para estudantes de escolas públicas de Esmeraldas - MG.
Autor
Fernanda Medeiros Diniz
Fernanda Medeiros Diniz
Orientação
Cláudia de Vilhena Schayer Bastos
Cláudia de Vilhena Schayer Bastos
Instituição
PUC-MG
PUC-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A carência de informações sobre a fauna nativa é uma característica marcante nos livros didáticos de ciências adotados pela rede pública do Brasil. A falta de materiais didáticos e paradidáticos contextualizados cria uma lacuna e uma fragmentação do conhecimento dos alunos nas escolas públicas. Buscamos fornecer subsídios para melhorar alguns aspectos do ensino de ciências na rede pública através da produção e da utilização de uma cartilha ilustrada com alguns animais nativos do Cerrado, inserindo assim um tema fundamental para a valorização e a proteção ambiental. Esse material foi distribuído em duas escolas públicas estaduais, levando em consideração a realidade de cada escola. Para a elaboração da cartilha, procuramos conhecer as concepções dos estudantes, analisando questionários relativos aos animais nativos, bem como as concepções de professores, através de entrevistas que objetivavam verificar a abordagem do tema fauna nativa nos livros didáticos de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental. Após a utilização do material proposto, verificou-se um melhor entendimento sobre a biodiversidade nativa do Cerrado e um aumento perceptível nas citações de animais nativos nos questionários aplicados aos estudantes.
A carência de informações sobre a fauna nativa é uma característica marcante nos livros didáticos de ciências adotados pela rede pública do Brasil. A falta de materiais didáticos e paradidáticos contextualizados cria uma lacuna e uma fragmentação do conhecimento dos alunos nas escolas públicas. Buscamos fornecer subsídios para melhorar alguns aspectos do ensino de ciências na rede pública através da produção e da utilização de uma cartilha ilustrada com alguns animais nativos do Cerrado, inserindo assim um tema fundamental para a valorização e a proteção ambiental. Esse material foi distribuído em duas escolas públicas estaduais, levando em consideração a realidade de cada escola. Para a elaboração da cartilha, procuramos conhecer as concepções dos estudantes, analisando questionários relativos aos animais nativos, bem como as concepções de professores, através de entrevistas que objetivavam verificar a abordagem do tema fauna nativa nos livros didáticos de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental. Após a utilização do material proposto, verificou-se um melhor entendimento sobre a biodiversidade nativa do Cerrado e um aumento perceptível nas citações de animais nativos nos questionários aplicados aos estudantes.
Palavras Chave
materiais paradidáticos, livro didático, fauna nativa.
materiais paradidáticos, livro didático, fauna nativa.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos