A formação do professor nos cursos de licenciatura: um estudo de caso sobre o curso de Ciências Biológicas da UFMG.

Título
A formação do professor nos cursos de licenciatura: um estudo de caso sobre o curso de Ciências Biológicas da UFMG.
Educação
Autor
Júlio Emílio Diniz
Orientação
Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos
Instituição
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1996
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Analisa a situação atual dos cursos de formação docente nas universidades brasileiras, as chamadas licenciaturas, a partir do ‘estudo de caso’ do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Neste curso, convivem institucionalmente duas modalidades: o Bacharelado, voltado para a formação de pesquisadores e a Licenciatura, direcionada para a formação de professores de 1º e 2º graus. O eixo de toda essa discussão será a relação entre “ensino” e “pesquisa” na Universidade e seus reflexos na Licenciatura. A situação atual das licenciaturas é mostrada a partir da análise da bibliografia educacional sobre formação de professores no Brasil e, mais especificamente, sobre os cursos de Licenciatura e através da análise de dados coletados na UFMG e no curso em estudo. São analisadas diferenças e semelhanças nos perfis de alunos e professores envolvidos nas modalidades Licenciatura e Bacharelado desse curso. Em seguida, procura-se explicar a presente condição das licenciaturas através da análise da constituição do campo das Ciências Biológicas na UFMG, de sua origem até os dias atuais. O estudo das representações de professores e alunos desse curso sobre “ensino” e “pesquisa” é também utilizado para melhor entender essa realidade atual. Finalmente, pode-se dizer que o estudo de caso busca detectar os principais problemas enfrentados pelas licenciaturas na Universidade identificando, ainda, o motivo pelo qual as alternativas para mudança desse quadro extrapolam as incipientes e pouco eficientes alterações curriculares, recorrentemente propostas para melhoria dos cursos de formação de professores.
Palavras Chave
Formação de Professores; Licenciatura; Ensino Superior.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Formação de Professores