A formação do professor nos cursos de licenciatura: um estudo de caso sobre o curso de Ciências Biológicas da UFMG.
Título
A formação do professor nos cursos de licenciatura: um estudo de caso sobre o curso de Ciências Biológicas da UFMG.
A formação do professor nos cursos de licenciatura: um estudo de caso sobre o curso de Ciências Biológicas da UFMG.
Educação
Autor
Júlio Emílio Diniz
Júlio Emílio Diniz
Orientação
Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos
Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1996
1996
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Analisa a situação atual dos cursos de formação docente nas universidades brasileiras, as chamadas licenciaturas, a partir do ‘estudo de caso’ do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Neste curso, convivem institucionalmente duas modalidades: o Bacharelado, voltado para a formação de pesquisadores e a Licenciatura, direcionada para a formação de professores de 1º e 2º graus. O eixo de toda essa discussão será a relação entre “ensino” e “pesquisa” na Universidade e seus reflexos na Licenciatura. A situação atual das licenciaturas é mostrada a partir da análise da bibliografia educacional sobre formação de professores no Brasil e, mais especificamente, sobre os cursos de Licenciatura e através da análise de dados coletados na UFMG e no curso em estudo. São analisadas diferenças e semelhanças nos perfis de alunos e professores envolvidos nas modalidades Licenciatura e Bacharelado desse curso. Em seguida, procura-se explicar a presente condição das licenciaturas através da análise da constituição do campo das Ciências Biológicas na UFMG, de sua origem até os dias atuais. O estudo das representações de professores e alunos desse curso sobre “ensino” e “pesquisa” é também utilizado para melhor entender essa realidade atual. Finalmente, pode-se dizer que o estudo de caso busca detectar os principais problemas enfrentados pelas licenciaturas na Universidade identificando, ainda, o motivo pelo qual as alternativas para mudança desse quadro extrapolam as incipientes e pouco eficientes alterações curriculares, recorrentemente propostas para melhoria dos cursos de formação de professores.
Analisa a situação atual dos cursos de formação docente nas universidades brasileiras, as chamadas licenciaturas, a partir do ‘estudo de caso’ do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Neste curso, convivem institucionalmente duas modalidades: o Bacharelado, voltado para a formação de pesquisadores e a Licenciatura, direcionada para a formação de professores de 1º e 2º graus. O eixo de toda essa discussão será a relação entre “ensino” e “pesquisa” na Universidade e seus reflexos na Licenciatura. A situação atual das licenciaturas é mostrada a partir da análise da bibliografia educacional sobre formação de professores no Brasil e, mais especificamente, sobre os cursos de Licenciatura e através da análise de dados coletados na UFMG e no curso em estudo. São analisadas diferenças e semelhanças nos perfis de alunos e professores envolvidos nas modalidades Licenciatura e Bacharelado desse curso. Em seguida, procura-se explicar a presente condição das licenciaturas através da análise da constituição do campo das Ciências Biológicas na UFMG, de sua origem até os dias atuais. O estudo das representações de professores e alunos desse curso sobre “ensino” e “pesquisa” é também utilizado para melhor entender essa realidade atual. Finalmente, pode-se dizer que o estudo de caso busca detectar os principais problemas enfrentados pelas licenciaturas na Universidade identificando, ainda, o motivo pelo qual as alternativas para mudança desse quadro extrapolam as incipientes e pouco eficientes alterações curriculares, recorrentemente propostas para melhoria dos cursos de formação de professores.
Palavras Chave
Formação de Professores; Licenciatura; Ensino Superior.
Formação de Professores; Licenciatura; Ensino Superior.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores