A experimentação e o ensino de Ciências no 1º grau: analisando a experimentoteca de 7ª série.
Título
A experimentação e o ensino de Ciências no 1º grau: analisando a experimentoteca de 7ª série.
A experimentação e o ensino de Ciências no 1º grau: analisando a experimentoteca de 7ª série.
Autor
Renato Eugênio da Silva Diniz
Renato Eugênio da Silva Diniz
Orientação
Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Maria da Graça Nicoletti Mizukami
Instituição
UFSCar
UFSCar
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação e Ciências Humanas
Centro de Educação e Ciências Humanas
Ano
1992
1992
Cidade / UF
São Carlos/SP
São Carlos/SP
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Estudo descritivo e analítico do uso de Kits do Projeto "Experimentoteca Pública" para o desenvolvimento de atividades práticas de laboratório no Ensino de Ciências do 1º grau. Recupera fatos históricos importantes com relação ao uso da experimentação em Ciências, na evolução dessa disciplina dentro do quadro educacional brasileiro nas últimas quatro décadas. Destaca, na relevância da utilização de Atividades Experimentais no ensino, dois pontos fundamentais: a possibilidade de atuação concreta e mental do aluno e a perspectiva de envolvimento desse em procedimentos básicos da metodologia científica. Acompanha uma 7ª série em que se utilizou o material investigado, entrevistando o professor e os alunos da mesma. Observa, nesse processo, a importância do papel do professor como elemento propiciador e coordenador de momentos significativos para a aprendizagem dos alunos, principalmente quando se trabalha com material previamente estruturado, como no caso dos Kits do projeto analisado. Verifica também que, mesmo tendo um grande valor motivacional, a atividade experimental deve se enquadrar num planejamento prévio da ação pedagógica, para que se explore de modo satisfatório as potencialidades da mesma.
Estudo descritivo e analítico do uso de Kits do Projeto "Experimentoteca Pública" para o desenvolvimento de atividades práticas de laboratório no Ensino de Ciências do 1º grau. Recupera fatos históricos importantes com relação ao uso da experimentação em Ciências, na evolução dessa disciplina dentro do quadro educacional brasileiro nas últimas quatro décadas. Destaca, na relevância da utilização de Atividades Experimentais no ensino, dois pontos fundamentais: a possibilidade de atuação concreta e mental do aluno e a perspectiva de envolvimento desse em procedimentos básicos da metodologia científica. Acompanha uma 7ª série em que se utilizou o material investigado, entrevistando o professor e os alunos da mesma. Observa, nesse processo, a importância do papel do professor como elemento propiciador e coordenador de momentos significativos para a aprendizagem dos alunos, principalmente quando se trabalha com material previamente estruturado, como no caso dos Kits do projeto analisado. Verifica também que, mesmo tendo um grande valor motivacional, a atividade experimental deve se enquadrar num planejamento prévio da ação pedagógica, para que se explore de modo satisfatório as potencialidades da mesma.
Palavras Chave
experimentação, ensino de ciências, atividades experimentais (laboratoriais).
experimentação, ensino de ciências, atividades experimentais (laboratoriais).
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos