A Aprendizagem de ondas sonoras sob a Ótica de desafios em um ambiente virtual potencialmente significativo.

Título
A Aprendizagem de ondas sonoras sob a Ótica de desafios em um ambiente virtual potencialmente significativo.
Educação
Autor
Rodrigo Claudino Diogo
Orientação
Shirley Takeco Gobara
Instituição
UFMS
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
/MS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho buscou verificar se as tecnologias da informação e comunicação podem ser utilizadas como meios potencialmente significativos para se efetivar a aprendizagem significativa de conceitos introdutórios de Física sobre ondas sonoras. Para alcançar este objetivo foi elaborado um material educacional, sob a forma de uma ambiente virtual, em que conceitos físicos a serem aprendidos foram problematizados na forma de desafios. Estes desafios forma desenvolvidos tendo como base a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. A metodologia que orientou a realização desta pesquisa foi o delineamento experimental com grupo de controle e só pós-teste. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino médio de uma escola pública de Mato Grosso do Sul, localizada na cidade de Campo Grande. Os dados obtidos foram analisados segundo a teoria da aprendizagem significativa e a epistemologia de Bachelard. As análises revelaram a existência de obstáculos epistemológicos que prejudicam a aprendizagem de alguns dos conceitos físicos problematizados nos desafios. Além dos aspectos cognitivos, observou-se que o ambiente virtual e a forma de utilização adotada favoreceram a motivação e a satisfação dos alunos para aprender Física e também atenderam às expectativas deles. A pesquisa permitiu verificar que as tecnologias da informação e comunicação são recursos educacionais que facilitam a aprendizagem significativa de conceitos introdutórios sobre ondas sonoras. A partir destes resultados não se pretende, entretanto, advogar a favor do computador como uma estratégia ou mesmo um recurso que possa substituir as aulas expositivas e presenciais. O que se pretende é: evidenciar que o computador – quando devidamente utilizado, pode favorecer a construção do conhecimento pelo aluno; e que, desta maneira deve ser considerado como mais um recurso a ser utilizado pelo professor para favorecer a aprendizagem de seus alunos.
Palavras Chave
ensino de física, informática educativa, desafios.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos