O diálogo com documentos originais da ciência em sala de aula: uma proposta.
Título
O diálogo com documentos originais da ciência em sala de aula: uma proposta.
O diálogo com documentos originais da ciência em sala de aula: uma proposta.
Autor
Sonia Maria Dion
Sonia Maria Dion
Orientação
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Procura compreender possibilidades de comunicação entre um leitor de hoje e documentos originais da Ciência, em situações de ensino-aprendizagem. Para seu desenvolvimento, procura inventariar os modos de utilização para a História da Ciência e, particularmente, para textos originais, encontrados na literatura. Dentre estes modos, a identificação de obstáculos epistemológicos é um dos usos possíveis. Estendendo esta possibilidade, propõe a utilização de documentos originais como material pedagógico, para tomada de consciência de concepções e ressignificação de conceitos, em situações de sala de aula. Fundamentou-se e defendeu-se esta possibilidade, procurando explicitar tanto o potencial do texto como instrumento para exploração do conteúdo e suas dificuldades, como algumas condições para que sua utilização se torne efetiva; através do planejamento de um curso, procurou-se fornecer um modelo de inserção de originais das Ciências em atividades que se considerou facilitadoras para a exploração de seu potencial, levando a um diálogo entre o leitor moderno e o documento original.
Procura compreender possibilidades de comunicação entre um leitor de hoje e documentos originais da Ciência, em situações de ensino-aprendizagem. Para seu desenvolvimento, procura inventariar os modos de utilização para a História da Ciência e, particularmente, para textos originais, encontrados na literatura. Dentre estes modos, a identificação de obstáculos epistemológicos é um dos usos possíveis. Estendendo esta possibilidade, propõe a utilização de documentos originais como material pedagógico, para tomada de consciência de concepções e ressignificação de conceitos, em situações de sala de aula. Fundamentou-se e defendeu-se esta possibilidade, procurando explicitar tanto o potencial do texto como instrumento para exploração do conteúdo e suas dificuldades, como algumas condições para que sua utilização se torne efetiva; através do planejamento de um curso, procurou-se fornecer um modelo de inserção de originais das Ciências em atividades que se considerou facilitadoras para a exploração de seu potencial, levando a um diálogo entre o leitor moderno e o documento original.
Palavras Chave
História da Ciência, Textos Originais, Conteúdo e Método.
História da Ciência, Textos Originais, Conteúdo e Método.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos