A formação de conhecimento físico - um estudo de causalidade em J.Piaget.
Título
A formação de conhecimento físico - um estudo de causalidade em J.Piaget.
A formação de conhecimento físico - um estudo de causalidade em J.Piaget.
Autor
Dominique Colinvaux de Domingues
Dominique Colinvaux de Domingues
Orientação
Franco L.P. Seminerio
Franco L.P. Seminerio
Instituição
FGV
FGV
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Estudos Avançados em Educação
Instituto de Estudos Avançados em Educação
Ano
1987
1987
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
No contexto dos estudos psicogenéticos de J. Piaget, as investigações sobre o conhecimento físico abrangem diferentes temas, oriundos predominantemente da mecânica clássica. Há, no entanto, um tema específico que, ainda no contexto dos estudos psicogenéticos, é abordado de forma circunscrita: a causalidade, ou explicação causal, que é entendida por Piaget como sinônimo do conhecimento físico. Este ensaio parte, em uma primeira etapa, dos três textos por ele escritos sobre este tema: “La causalité physique chez l’enfant” (1927); “Le développement de la causalité sensori-motrice”, analisado em “La constriction du réel chez l’enfant” (1937); e “Les explications causales” (1971). Depreende a origem e evolução de alguns conceitos básicos de seu modelo teórico, bem como os limites de uma psicologia cognitiva que se volta para o estudo do sujeito epistêmico. Acrescenta observações e comentários críticos, originados de pesquisas atuais que, desenvolvidas no contexto do ensino e aprendizagem de Física, focalizam as concepções espontâneas ou alternativas em Mecânica. Finalmente, aborda o tema da formação do conhecimento físico, a partir da perspectiva de uma psicologia cognitiva, baseada em uma análise crítica dos estudos de J. Piaget.
No contexto dos estudos psicogenéticos de J. Piaget, as investigações sobre o conhecimento físico abrangem diferentes temas, oriundos predominantemente da mecânica clássica. Há, no entanto, um tema específico que, ainda no contexto dos estudos psicogenéticos, é abordado de forma circunscrita: a causalidade, ou explicação causal, que é entendida por Piaget como sinônimo do conhecimento físico. Este ensaio parte, em uma primeira etapa, dos três textos por ele escritos sobre este tema: “La causalité physique chez l’enfant” (1927); “Le développement de la causalité sensori-motrice”, analisado em “La constriction du réel chez l’enfant” (1937); e “Les explications causales” (1971). Depreende a origem e evolução de alguns conceitos básicos de seu modelo teórico, bem como os limites de uma psicologia cognitiva que se volta para o estudo do sujeito epistêmico. Acrescenta observações e comentários críticos, originados de pesquisas atuais que, desenvolvidas no contexto do ensino e aprendizagem de Física, focalizam as concepções espontâneas ou alternativas em Mecânica. Finalmente, aborda o tema da formação do conhecimento físico, a partir da perspectiva de uma psicologia cognitiva, baseada em uma análise crítica dos estudos de J. Piaget.
Palavras Chave
j. peaget; conhecimento físico; causalidade.
j. peaget; conhecimento físico; causalidade.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos