O uso de analogias no processo didático: um estudo sobre livros de ciências para a última série do ensino fundamental.

Título
O uso de analogias no processo didático: um estudo sobre livros de ciências para a última série do ensino fundamental.
Autor
Amanda Fogonholi Dotti
Orientação
Vera Teresa Valdemarin
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Ano
2007
Cidade / UF
Araraquara/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Uma das possíveis finalidades da escola é a de tornar a cultura acessível aos alunos por meio da transposição didática, produzindo o saber escolar. Dentre os agentes que realizam a transposição didática estão o professor e o livro didático e, frequentemente o recurso didático selecionado para realizar a transposição é a analogia, que permite associar o conteúdo a ser ensinado a um conhecimento prévio que se pressupõe que o aluno detenha e tem sido empregada como alternativa para explicar a realidade. Esta leitura sugere seu entendimento como representação, já que ambas tem a mesma finalidade. Ao compreender a analogia como representação, segundo a teoria das representações de Lefebvre, a partir daquelas presentes em livros didáticos de Ciências, indicados pelos Guias do Livro Didático de ambos os anos, 2002 e 2005, referentes ao último ano do ensino fundamental, foi possível refletir por que as analogias podem gerar equívocos conceituais e por que os livros didáticos utilizam-na na transposição didática que trazem. A conclusão, tomando por base leituras sobre cultura escolar, livro didático, analogia e representação e a análise dos livros didáticos é a de que vistas como representação, as analogias possuem o efeito de equivaler objetos diferentes ao dissimular contradições e podem levar a interpretações errôneas dos conceitos alvo; não são acompanhadas, nos livros didáticos, de recomendações aos professores e aos alunos sobre estes riscos e sobre seus limites; diferentes leitores podem realizar diferentes interpretações; os alunos podem não ter o conhecimento necessário para entender a analogia; as analogias possuem certa pré-disposição a gerar conflitos por sua natureza e; deveriam ser tomadas como uma etapa do conhecimento e serem superadas. Assim, os livros didáticos com o uso inadequado de analogias, podem deixar de desenvolver o espírito crítico do aluno, e gerar confusões conceituais, problema que deve ser remediado e orientado pelo professor pela superação das representações por meio da mediação com o conceito, ou seja, o levantamento de contradições. Com este trabalho, buscou-se contribuir para a compreensão do recurso didático analogia no sentido de atentar para sua utilização como meio de realizar a transposição didática contida nos livros didáticos, constituintes da cultura escolar e, desta forma, colaborar inclusive, para o entendimento da cultura escolar como um todo.
Palavras Chave
analogia, transposição didática, livro didático, cultura escolar.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos