A formação de professores para a educação ambiental mediada pelas relações sociais: a experiência de uma escola pública nos Campos Gerais/PR.
Título
A formação de professores para a educação ambiental mediada pelas relações sociais: a experiência de uma escola pública nos Campos Gerais/PR.
A formação de professores para a educação ambiental mediada pelas relações sociais: a experiência de uma escola pública nos Campos Gerais/PR.
Autor
Francisca Júlia Camargo Dresch
Francisca Júlia Camargo Dresch
Orientação
Ademir José Bosso
Ademir José Bosso
Instituição
UEPG
UEPG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Departamento de Educação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Ponta Grossa/PR
Ponta Grossa/PR
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho refere-se a um processo de formação continuada em serviço desenvolvido junto a um grupo de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Ponta Grossa – PR, no ano de 2003. A pergunta “Como construir um conhecimento ambiental que se traduza em valores e ações educativas integradas no ambiente escolar” permeou toda a investigação. Desencadeado por ela, o objetivo da pesquisa foi o de analisar os avanços obtidos nas ações concretas das autoras/sujeitos ao buscarem organizar práticas docentes mais significativas de EA. Embora a pesquisa tenha priorizado dois enfoques analíticos – o epistemológico e o psicopedagógico - eles serão tratados dentro de uma perspectiva de atuação que integra a Escola, a Comunidade e a Academia. Nesse tripé de parcerias, a metodologia da pesquisa-ação constituiu-se em oficinas didático-pedagógicas. Desse conjunto de atividades, importantes contribuições podem ser destacadas em relação às referidas parcerias: a) na Escola - a importância do planejamento das ações, da demonstração de como fazer, do aprender fazendo e do refletir sobre o fazer num contexto coletivo; a flexibilidade das ações ao se desenvolverem num processo permanente de negociações; a necessidade do diálogo para vencer as resistências pessoais de práticas arraigadas; o papel do educador como mediador no processo de construção cognitiva, resultante de sua postura política e da sua concepção de educação; b) na Comunidade - a importância da participação de toda a sociedade e de cada um de nós frente à resolução da problemática ambiental, resultando na mudança de valores e atitudes ambientalmente integradas; c) e na Academia - a compreensão do seu papel enquanto produtora de conhecimento, no desenvolvimento de diversas atividades pontuais, de estudo e de intervenções práticas. Desse contexto, dizemos que a EA é um processo educativo que se fundamenta nas informações, nas ações diferenciadas e na sensibilização, devendo ser discutida/entendida numa abordagem multidimensional e de inter-relações sociais, não somente na escola.
Este trabalho refere-se a um processo de formação continuada em serviço desenvolvido junto a um grupo de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola municipal de Ponta Grossa – PR, no ano de 2003. A pergunta “Como construir um conhecimento ambiental que se traduza em valores e ações educativas integradas no ambiente escolar” permeou toda a investigação. Desencadeado por ela, o objetivo da pesquisa foi o de analisar os avanços obtidos nas ações concretas das autoras/sujeitos ao buscarem organizar práticas docentes mais significativas de EA. Embora a pesquisa tenha priorizado dois enfoques analíticos – o epistemológico e o psicopedagógico - eles serão tratados dentro de uma perspectiva de atuação que integra a Escola, a Comunidade e a Academia. Nesse tripé de parcerias, a metodologia da pesquisa-ação constituiu-se em oficinas didático-pedagógicas. Desse conjunto de atividades, importantes contribuições podem ser destacadas em relação às referidas parcerias: a) na Escola - a importância do planejamento das ações, da demonstração de como fazer, do aprender fazendo e do refletir sobre o fazer num contexto coletivo; a flexibilidade das ações ao se desenvolverem num processo permanente de negociações; a necessidade do diálogo para vencer as resistências pessoais de práticas arraigadas; o papel do educador como mediador no processo de construção cognitiva, resultante de sua postura política e da sua concepção de educação; b) na Comunidade - a importância da participação de toda a sociedade e de cada um de nós frente à resolução da problemática ambiental, resultando na mudança de valores e atitudes ambientalmente integradas; c) e na Academia - a compreensão do seu papel enquanto produtora de conhecimento, no desenvolvimento de diversas atividades pontuais, de estudo e de intervenções práticas. Desse contexto, dizemos que a EA é um processo educativo que se fundamenta nas informações, nas ações diferenciadas e na sensibilização, devendo ser discutida/entendida numa abordagem multidimensional e de inter-relações sociais, não somente na escola.
Palavras Chave
educação ambiental, formação de professores, oficina. didático-pedagógica.
educação ambiental, formação de professores, oficina. didático-pedagógica.
Classificações
Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores