Situações tecnológicas como meio para a significação de conceitos científicos no ensino de ciências da natureza e suas tecnologias.
Título
Situações tecnológicas como meio para a significação de conceitos científicos no ensino de ciências da natureza e suas tecnologias.
Situações tecnológicas como meio para a significação de conceitos científicos no ensino de ciências da natureza e suas tecnologias.
Educação nas Ciências
Autor
Patricia Rosinke Driemeyer
Patricia Rosinke Driemeyer
Orientação
Otavio Aloisio Maldaner
Otavio Aloisio Maldaner
Instituição
UNIJUI
UNIJUI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Ijuí/RS
Ijuí/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Trata-se de investigação acerca do estudo de situações tecnológicas em aulas de Química no Ensino Médio, enquanto possibilidade para a significação de conceitos científicos. O eixo tecnológico sempre se faz presente quando se discute melhorias no processo de ensino e aprendizagem, estando presente na própria denominação da área científica do Ensino Médio: Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No Ensino Fundamental constitui um dos quatro eixos do componente curricular das Ciências Naturais. Na presente investigação, foram objetos de estudo: publicações na área da educação científica contemporânea que fazem defesas e recomendações sobre a relação entre Ciência e Tecnologia; Orientações e Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio em documentos oficiais; propostas curriculares consolidadas em livros didáticos mais utilizados no Ensino Médio; aulas de Química do Ensino Médio em Escola na qual estava em desenvolvimento uma nova proposta curricular organizada com base em Sucessivas Situações de Estudo. Alguns enfoques dados às tecnologias na área da educação em Ciências/Química foram identificados através de levantamento em publicações de periódicos, anais de eventos e livros didáticos. Quatro categorias de análise permitiram especular sobre a natureza da relação entre Ciência e Tecnologia no que tem sido publicado relativo a esse tema. Nas publicações praticamente não se encontrou estudos que contemplam a relação CT como possibilidade de recontextualização e significação de conceitos científicos. Nas aulas de Química, o foco foi dirigido para recontextualizações de conceitos científicos em situações tecnológicas, analisando o potencial de significação desses conceitos para a compreensão de situações vivenciadas pelos estudantes diante de artefatos tecnológicos. Nesse último caso, utilizou-se como referencial de análise a abordagem histórico-cultural com base em Vigotski. Verificou-se que a proposta curricular por SE contempla artefatos tecnológicos por natural interesse dos estudantes e que isso proporcionou interações mais significativas e com grande potencial de significação conceitual.
Trata-se de investigação acerca do estudo de situações tecnológicas em aulas de Química no Ensino Médio, enquanto possibilidade para a significação de conceitos científicos. O eixo tecnológico sempre se faz presente quando se discute melhorias no processo de ensino e aprendizagem, estando presente na própria denominação da área científica do Ensino Médio: Área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No Ensino Fundamental constitui um dos quatro eixos do componente curricular das Ciências Naturais. Na presente investigação, foram objetos de estudo: publicações na área da educação científica contemporânea que fazem defesas e recomendações sobre a relação entre Ciência e Tecnologia; Orientações e Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio em documentos oficiais; propostas curriculares consolidadas em livros didáticos mais utilizados no Ensino Médio; aulas de Química do Ensino Médio em Escola na qual estava em desenvolvimento uma nova proposta curricular organizada com base em Sucessivas Situações de Estudo. Alguns enfoques dados às tecnologias na área da educação em Ciências/Química foram identificados através de levantamento em publicações de periódicos, anais de eventos e livros didáticos. Quatro categorias de análise permitiram especular sobre a natureza da relação entre Ciência e Tecnologia no que tem sido publicado relativo a esse tema. Nas publicações praticamente não se encontrou estudos que contemplam a relação CT como possibilidade de recontextualização e significação de conceitos científicos. Nas aulas de Química, o foco foi dirigido para recontextualizações de conceitos científicos em situações tecnológicas, analisando o potencial de significação desses conceitos para a compreensão de situações vivenciadas pelos estudantes diante de artefatos tecnológicos. Nesse último caso, utilizou-se como referencial de análise a abordagem histórico-cultural com base em Vigotski. Verificou-se que a proposta curricular por SE contempla artefatos tecnológicos por natural interesse dos estudantes e que isso proporcionou interações mais significativas e com grande potencial de significação conceitual.
Palavras Chave
(re)contextualização, Ciência e Tecnologia.
(re)contextualização, Ciência e Tecnologia.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas