O desenvolvimento dos modelos de mudança conceitual e a pesquisa no Brasil em ensino de Ciências.

Título
O desenvolvimento dos modelos de mudança conceitual e a pesquisa no Brasil em ensino de Ciências.
Autor
Ângelo Fialho Drummond
Orientação
Olival Freire Junior
Instituição
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Ano
2004
Cidade / UF
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O modelo de Posner et al (1982) é a base para o desenvolvimento desta dissertação, visto ter sido este modelo que atingiu o maior índice de aceitação no cenário das pesquisas para o ensino das ciências. Desta forma, este trabalho resgata algumas das principais pesquisas relacionadas ao ensino de ciências nas duas últimas décadas, destacando a evolução dos modelos de mudança conceitual, surgidos no bojo do movimento construtivista na educação e no movimento das concepções alternativas no ensino de ciências. Esta pesquisa contempla ainda análises acerca dos principais estudiosos brasileiros que se dedicaram ao exame das ideias do modelo da mudança conceitual, mais conhecido como modelo PSHG, e conceberam propostas que buscam a superação das suas limitações.
Palavras Chave
mudança conceitual, construtivismo, ensino de Ciências.

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