Vias multi-sensorias na aprendizagem de Ciências Naturais: um estudo sobre a educação de escolares cegos.

Título
Vias multi-sensorias na aprendizagem de Ciências Naturais: um estudo sobre a educação de escolares cegos.
Educação
Autor
Ana Cristina Santos Duarte
Orientação
Alda Muniz Pêpe
Instituição
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
1999
Cidade / UF
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho teve o objetivo de verificar o processo ensino-aprendizagem de Ciências Naturais por escolares cegos, recorrendo-se a uma metodologia de ensino baseada em estratégia e recursos adequados á aprendizagem do cego, utilizando as vias multi-sensoriais. A pesquisa é de natureza experimental, com intervenção do tipo antes-depois com um único grupo, com característica de estudo descritivo. Os procedimentos utilizados para a coleta de dados foram: aplicação de formulários, pré, pós-teste, intervenção e observação sistemática. Fizeram parte do estudo 13 cegos adultos, 9 professores de alunos cegos e 14 escolares cegos, na faixa etária entre 12 e 27 anos. Os resultados apontam, principalmente inequívoca de aprendizagem das Ciências da Natureza pelos cegos necessitando, entretanto, que: o ensino propicie o contato do sujeito com o objeto em estudo; produção e adaptação de recursos didáticos e formas de avaliação adequadas ao ensino aprendizagem de Ciências Naturais pelo cego e qualificação do professor para receber e trabalhar, convenientemente, como aluno cego e/ou deficiente visual, na escola regular.
Palavras Chave
Educação Inclusiva; Cegos; Aprendizagem Perceptiva.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método