Construção compartilhada de significados na interação colaborativa de estudantes com um sistema hipermídia de biomecânica.
Título
Construção compartilhada de significados na interação colaborativa de estudantes com um sistema hipermídia de biomecânica.
Construção compartilhada de significados na interação colaborativa de estudantes com um sistema hipermídia de biomecânica.
Autor
Marcia Sampaio Duarte
Marcia Sampaio Duarte
Orientação
Flavia Rezende Valle dos Santos
Flavia Rezende Valle dos Santos
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2007
2007
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo investiga em que medida a interação discursiva entre estudantes de graduação em Educação Física que interagem colaborativamente com o sistema hipermídia "Biomec" se relaciona com processos de internalização de conceitos de Mecânica e de Biomecânica. A teoria da ação mediada permitiu considerar a tensão agentes-agindo-com-ferramentas-culturais e investigar como o uso da linguagem e dos recursos semióticos do sistema conforma o processo de construção de significados. Dos diálogos das seis duplas de estudantes que interagiram em duplas com o sistema hipermídia "Biomec", foram extraídos episódios considerando o padrão temático e a estrutura dos enunciados onde os estudantes negociam e compartilham sistemas de significados. Os estudantes lançaram mão da linguagem e dos recursos semióticos do sistema para, através de ações externas mediadas pela interação discursiva com o outro e pela interatividade com o material, modificar os mecanismos intrapsicológicos que promovem a internalização. Assim, a análise mostrou que a interação colaborativa de duplas de alunos com um sistema hipermídia pode apresentar diferentes estruturas tais como o padrão discursivo "I-R-F", o "diálogo persuasivo" ou o "diálogo interno", que associadas ao suporte hipermídia pôde favorecer mecanismos de internalização. Os resultados apontam para a relevância de planejar situações colaborativas de ensino de ciências que estimulem interações sociais no uso de ferramentas culturais tais como sistemas hipermídia de aprendizagem.
Este estudo investiga em que medida a interação discursiva entre estudantes de graduação em Educação Física que interagem colaborativamente com o sistema hipermídia "Biomec" se relaciona com processos de internalização de conceitos de Mecânica e de Biomecânica. A teoria da ação mediada permitiu considerar a tensão agentes-agindo-com-ferramentas-culturais e investigar como o uso da linguagem e dos recursos semióticos do sistema conforma o processo de construção de significados. Dos diálogos das seis duplas de estudantes que interagiram em duplas com o sistema hipermídia "Biomec", foram extraídos episódios considerando o padrão temático e a estrutura dos enunciados onde os estudantes negociam e compartilham sistemas de significados. Os estudantes lançaram mão da linguagem e dos recursos semióticos do sistema para, através de ações externas mediadas pela interação discursiva com o outro e pela interatividade com o material, modificar os mecanismos intrapsicológicos que promovem a internalização. Assim, a análise mostrou que a interação colaborativa de duplas de alunos com um sistema hipermídia pode apresentar diferentes estruturas tais como o padrão discursivo "I-R-F", o "diálogo persuasivo" ou o "diálogo interno", que associadas ao suporte hipermídia pôde favorecer mecanismos de internalização. Os resultados apontam para a relevância de planejar situações colaborativas de ensino de ciências que estimulem interações sociais no uso de ferramentas culturais tais como sistemas hipermídia de aprendizagem.
Palavras Chave
Ação mediada, Biomecânica, Ferramenta cultural, hipermídia, TICs.
Ação mediada, Biomecânica, Ferramenta cultural, hipermídia, TICs.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
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