Contribuições de projetos integrados na área das Ciências da Natureza à alfabetização científica de estudantes do ensino médio.

Título
Contribuições de projetos integrados na área das Ciências da Natureza à alfabetização científica de estudantes do ensino médio.
Autor
Leandro Duso
Orientação
Regina Maria Rabello Borges
Instituição
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2009
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta dissertação apresenta uma pesquisa voltada a compreender o uso de projetos integrados na Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. O objetivo central foi avaliar contribuições dessa metodologia à Alfabetização Científica de estudantes de Ensino Médio frente aos novos desafios sociais e ambientais, com base em um estudo de caso. O projeto integrado sobre mudanças climáticas foi desenvolvido em uma turma de segundo ano de um colégio particular de Ensino Médio e Técnico. As informações foram obtidas por meio de memoriais descritivos e atividades realizadas pelos estudantes, como relatórios e apresentações multimídias, e analisadas pelo método de análise textual, na qual foram organizadas as seguintes categorias: as ideias prévias dos estudantes em relação ao tema Aquecimento Global; os conceitos científicos que os estudantes utilizam para resolver as situações-problema propostas; o envolvimento dos estudantes nos projetos de trabalho ao longo do processo da sua aplicação; contribuições de um projeto integrado sobre aquecimento global para desenvolver a consciência dos temas atuais nos estudantes. As interpretações foram subsidiadas em interlocuções teóricas que contemplaram estudos ligados a interdisciplinaridade, problemática ambiental, enfoque em ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e aprendizagem significativa. A abordagem foi predominantemente qualitativa e descritiva, em coerência com uma investigação histórico-narrativa. Foi constatado o envolvimento dos estudantes no processo de construção de conhecimento e a busca de soluções de situações-problema, além de mudanças positivas em relação às atitudes cotidianas e maior motivação e envolvimento no processo de aprendizagem. Palavras-chave: Projeto Interdisciplinar. Alfabetização Científica e Tecnológica. Ensino Médio. Aprendizagem Significativa.
Palavras Chave
Projeto Interdisciplinar, Alfabetização Científica, Aprendizagem Significativa, Prática de Ensino.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método