Contribuições de projetos integrados na área das Ciências da Natureza à alfabetização científica de estudantes do ensino médio.
Título
Contribuições de projetos integrados na área das Ciências da Natureza à alfabetização científica de estudantes do ensino médio.
Contribuições de projetos integrados na área das Ciências da Natureza à alfabetização científica de estudantes do ensino médio.
Autor
Leandro Duso
Leandro Duso
Orientação
Regina Maria Rabello Borges
Regina Maria Rabello Borges
Instituição
PUC-RS
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta dissertação apresenta uma pesquisa voltada a compreender o uso de projetos integrados na Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. O objetivo central foi avaliar contribuições dessa metodologia à Alfabetização Científica de estudantes de Ensino Médio frente aos novos desafios sociais e ambientais, com base em um estudo de caso. O projeto integrado sobre mudanças climáticas foi desenvolvido em uma turma de segundo ano de um colégio particular de Ensino Médio e Técnico. As informações foram obtidas por meio de memoriais descritivos e atividades realizadas pelos estudantes, como relatórios e apresentações multimídias, e analisadas pelo método de análise textual, na qual foram organizadas as seguintes categorias: as ideias prévias dos estudantes em relação ao tema Aquecimento Global; os conceitos científicos que os estudantes utilizam para resolver as situações-problema propostas; o envolvimento dos estudantes nos projetos de trabalho ao longo do processo da sua aplicação; contribuições de um projeto integrado sobre aquecimento global para desenvolver a consciência dos temas atuais nos estudantes. As interpretações foram subsidiadas em interlocuções teóricas que contemplaram estudos ligados a interdisciplinaridade, problemática ambiental, enfoque em ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e aprendizagem significativa. A abordagem foi predominantemente qualitativa e descritiva, em coerência com uma investigação histórico-narrativa. Foi constatado o envolvimento dos estudantes no processo de construção de conhecimento e a busca de soluções de situações-problema, além de mudanças positivas em relação às atitudes cotidianas e maior motivação e envolvimento no processo de aprendizagem. Palavras-chave: Projeto Interdisciplinar. Alfabetização Científica e Tecnológica. Ensino Médio. Aprendizagem Significativa.
Esta dissertação apresenta uma pesquisa voltada a compreender o uso de projetos integrados na Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. O objetivo central foi avaliar contribuições dessa metodologia à Alfabetização Científica de estudantes de Ensino Médio frente aos novos desafios sociais e ambientais, com base em um estudo de caso. O projeto integrado sobre mudanças climáticas foi desenvolvido em uma turma de segundo ano de um colégio particular de Ensino Médio e Técnico. As informações foram obtidas por meio de memoriais descritivos e atividades realizadas pelos estudantes, como relatórios e apresentações multimídias, e analisadas pelo método de análise textual, na qual foram organizadas as seguintes categorias: as ideias prévias dos estudantes em relação ao tema Aquecimento Global; os conceitos científicos que os estudantes utilizam para resolver as situações-problema propostas; o envolvimento dos estudantes nos projetos de trabalho ao longo do processo da sua aplicação; contribuições de um projeto integrado sobre aquecimento global para desenvolver a consciência dos temas atuais nos estudantes. As interpretações foram subsidiadas em interlocuções teóricas que contemplaram estudos ligados a interdisciplinaridade, problemática ambiental, enfoque em ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e aprendizagem significativa. A abordagem foi predominantemente qualitativa e descritiva, em coerência com uma investigação histórico-narrativa. Foi constatado o envolvimento dos estudantes no processo de construção de conhecimento e a busca de soluções de situações-problema, além de mudanças positivas em relação às atitudes cotidianas e maior motivação e envolvimento no processo de aprendizagem. Palavras-chave: Projeto Interdisciplinar. Alfabetização Científica e Tecnológica. Ensino Médio. Aprendizagem Significativa.
Palavras Chave
Projeto Interdisciplinar, Alfabetização Científica, Aprendizagem Significativa, Prática de Ensino.
Projeto Interdisciplinar, Alfabetização Científica, Aprendizagem Significativa, Prática de Ensino.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método