Avaliação da disciplina de Microbiologia e sua inserção na saúde coletiva.
Título
Avaliação da disciplina de Microbiologia e sua inserção na saúde coletiva.
Avaliação da disciplina de Microbiologia e sua inserção na saúde coletiva.
Autor
Dione Beatriz Prado Dutra
Dione Beatriz Prado Dutra
Orientação
Airton Tetelbom Stein
Airton Tetelbom Stein
Instituição
ULBRA
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Canoas/RS
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O projeto caracteriza-se pela avaliação da contribuição da disciplina de Microbiologia na conscientização dos futuros profissionais da área da saúde em relação a atitudes, conhecimento e habilidades. Introdução: O ensino da microbiologia não está acompanhando os avanços científicos e tecnológicos, pois suas técnicas de ensino ultrapassadas não estão atendendo a necessidade da formação de profissionais com o perfil técnico exigido pelo atual mercado de trabalho. Objetivo: Avaliar o processo de aprendizagem da disciplina de microbiologia para o estudante e a contribuição deste ensino para os profissionais das seguintes áreas: Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Biologia e Tecnólogos em Radiologia. Metodologia: O presente trabalho foi desenvolvido em uma única etapa que consistiu em coleta de dados junto aos estudantes antes e após a disciplina de Microbiologia. Resultados: Foram realizadas 272 entrevistas no pré-teste e 289 no pós-teste. 70% dos entrevistados eram do sexo feminino; 87% referiu que a disciplina de microbiologia tem alguma aplicação prática na sua futura profissão. Houve um melhor desempenho no pós-teste na área de conhecimento do que na atitude. Conclusão: A avaliação do ensino de microbiologia na graduação possibilita um reconhecimento do ensino aprendizagem vigente que irá auxiliar no planejamento da disciplina nestes cursos.
O projeto caracteriza-se pela avaliação da contribuição da disciplina de Microbiologia na conscientização dos futuros profissionais da área da saúde em relação a atitudes, conhecimento e habilidades. Introdução: O ensino da microbiologia não está acompanhando os avanços científicos e tecnológicos, pois suas técnicas de ensino ultrapassadas não estão atendendo a necessidade da formação de profissionais com o perfil técnico exigido pelo atual mercado de trabalho. Objetivo: Avaliar o processo de aprendizagem da disciplina de microbiologia para o estudante e a contribuição deste ensino para os profissionais das seguintes áreas: Farmácia, Enfermagem, Odontologia, Biologia e Tecnólogos em Radiologia. Metodologia: O presente trabalho foi desenvolvido em uma única etapa que consistiu em coleta de dados junto aos estudantes antes e após a disciplina de Microbiologia. Resultados: Foram realizadas 272 entrevistas no pré-teste e 289 no pós-teste. 70% dos entrevistados eram do sexo feminino; 87% referiu que a disciplina de microbiologia tem alguma aplicação prática na sua futura profissão. Houve um melhor desempenho no pós-teste na área de conhecimento do que na atitude. Conclusão: A avaliação do ensino de microbiologia na graduação possibilita um reconhecimento do ensino aprendizagem vigente que irá auxiliar no planejamento da disciplina nestes cursos.
Palavras Chave
saúde coletiva, microbiologia, ensino-aprendizagem, avaliação.
saúde coletiva, microbiologia, ensino-aprendizagem, avaliação.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno