Investigando as atividades demonstrativas no ensino de Física.

Título
Investigando as atividades demonstrativas no ensino de Física.
Autor
Wagner da Cruz Seabra Eiras
Orientação
Marcio Silveira Lemgruber
Instituição
UFJF
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2003
Cidade / UF
Juiz de Fora/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
O estudo em questão tem o objetivo de investigar, utilizando-se dos pressupostos da pesquisa qualitativa, a influência das atividades demonstrativas, realizadas no transcorrer do ensino teórico, para o aprendizado de Física. O interesse por este estudo é decorrente do baixo rendimento dos alunos, em relação ao aprendizado de Física e pela expectativa de contribuir para a proposição de uma metodologia que se adeqüe à situação real do professor e da escola brasileira de Ensino Médio. Entendendo que a atividade experimental é um importante instrumento pedagógico para o ensino de Física, investigou-se a influência de quatro atividades demonstrativas, realizadas no transcorrer do ensino teórico, no aprendizado da Eletricidade, em uma sala de aula convencional, da terceira série do Ensino Médio. Foi eleita a teoria sócio-interacionista de Vygotsky para nortear o desenvolvimento da pesquisa. Como instrumentos metodológicos, foram realizadas filmagens da aplicação das atividades demonstrativas, além da observação participativa do pesquisador. Como resultado da pesquisa, pode-se concluir que as atividades demonstrativas desencadeiam interações sociais entre professor-aluno e entre os alunos, promovem o surgimento de pseudoconceitos e estabelecem relações entre os conceitos científicos e espontâneos, fundamentais para o aprendizado. Desta forma, a atividade demonstrativa pode ser considerada um instrumento didático eficiente e viável para ser utilizado no processo ensino-aprendizagem de Física nas escolas brasileiras de Ensino Médio.
Palavras Chave
física, ensino médio, Vygotsky.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método