Um projeto de intervencao nos espacos de exposicoes do planetário do parque Ibirapuera.
Título
Um projeto de intervencao nos espacos de exposicoes do planetário do parque Ibirapuera.
Um projeto de intervencao nos espacos de exposicoes do planetário do parque Ibirapuera.
Autor
Daniele Cristina Nardo Elias
Daniele Cristina Nardo Elias
Orientação
Luiz Henrique Amaral
Luiz Henrique Amaral
Instituição
UNICSUL
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho apresenta resultados do projeto de pesquisa-intervenção que vem sendo desenvolvido no Planetário do Parque Ibirapuera (SP), cujo objetivo é a implantação de um ambiente de aprendizagem motivador, desafiador ao público e indutor da popularização de conteúdos relacionados à Astronomia, Astrofísica e Cosmologia por meio da exposição de objetos e experimentos da área. Apresenta-se neste trabalho a concepção básica e os critérios utilizados do ponto de vista pedagógico para as indicações dos objetos e experimentos que estão sendo expostos. Assim, esse trabalho trata de uma descrição que busca nos fundamentos pedagógicos da aprendizagem significativa e teoria sócio interacionista de Vigotsky uma justificativa para a distribuição dessas exposições e experimentos no espaço interno e externo ao Planetário de São Paulo e a Escola Municipal de Astrofísica (EMA). Partindo-se da estrutura de mapas conceituais fundamentados na teoria de aprendizagem significativa, buscasse a melhor forma de apresentar, distribuir e expor objetos e experimentos de Astronomia de maneira mais eficiente em termos de uma aprendizagem significativa, valorizando-se a aproximação e interação do público com as exposições e os experimentos.
Este trabalho apresenta resultados do projeto de pesquisa-intervenção que vem sendo desenvolvido no Planetário do Parque Ibirapuera (SP), cujo objetivo é a implantação de um ambiente de aprendizagem motivador, desafiador ao público e indutor da popularização de conteúdos relacionados à Astronomia, Astrofísica e Cosmologia por meio da exposição de objetos e experimentos da área. Apresenta-se neste trabalho a concepção básica e os critérios utilizados do ponto de vista pedagógico para as indicações dos objetos e experimentos que estão sendo expostos. Assim, esse trabalho trata de uma descrição que busca nos fundamentos pedagógicos da aprendizagem significativa e teoria sócio interacionista de Vigotsky uma justificativa para a distribuição dessas exposições e experimentos no espaço interno e externo ao Planetário de São Paulo e a Escola Municipal de Astrofísica (EMA). Partindo-se da estrutura de mapas conceituais fundamentados na teoria de aprendizagem significativa, buscasse a melhor forma de apresentar, distribuir e expor objetos e experimentos de Astronomia de maneira mais eficiente em termos de uma aprendizagem significativa, valorizando-se a aproximação e interação do público com as exposições e os experimentos.
Palavras Chave
Astronomia, Ensino, Planetário, Espaço Não Formal.
Astronomia, Ensino, Planetário, Espaço Não Formal.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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