A física das radiações eletromagnéticas e o cotidiano dos alunos do ensino médio: construção de uma proposta de ensino.
Título
A física das radiações eletromagnéticas e o cotidiano dos alunos do ensino médio: construção de uma proposta de ensino.
A física das radiações eletromagnéticas e o cotidiano dos alunos do ensino médio: construção de uma proposta de ensino.
Ciências Naturais
Autor
João Paulo Casaro Erthal
João Paulo Casaro Erthal
Orientação
Marilia Paixão Linhares
Marilia Paixão Linhares
Instituição
UENF
UENF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
/RJ
Dependência Administrativa:
Municipal
Municipal
Resumo
Este trabalho consiste na elaboração de uma proposta pedagógica de ensino das radiações eletromagnéticas, envolvendo alguns conceitos de Física Moderna. A proposta está fundamentada na teoria sócio-histórica cultural de Vygotsky, que tem como um de seus princípios a interação social entre os indivíduos, ou seja, um intercâmbio de idéias entre os membros de um grupo. Para trabalhar nessa perspectiva, optou-se pela confecção de um material que pudesse facilitar a comunicação entre os participantes da pesquisa. Esse material é composto por três atividades experimentais e um painel contemplando assuntos básicos sobre as radiações eletromagnéticas para serem trabalhados com alunos do ensino médio. O presente trabalho pretende verificar a funcionalidade e capacidade desse material, quando trabalhado numa perspectiva Vygotskyana, de propiciar o ensino de tópicos relacionados à Física das radiações eletromagnéticas nas salas de aula nesse nível de ensino. Este tema foi escolhido pela importância, no mundo atual, de compreender as aplicações das radiações no cotidiano e saber reconhecer as radiações eletromagnéticas e seus diferentes usos. A escolha das atividades propostas foi orientada pela sondagem das concepções prévias de alunos de Física do ensino médio sobre o tema e deve mobilizar nos alunos habilidades de cooperação, solidariedade e responsabilidade. As estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas em sala de aula estão pautadas na apresentação de conhecimentos como desafios cuja solução, por parte dos alunos, envolve mobilização de recursos cognitivos, investimento pessoal e perseverança para uma tomada de decisões. 2 Ao final do trabalho foi realizada a avaliação dos resultados obtidos através de questionários e de comentários feitos pelos alunos durante o trabalho com o material pedagógico. Um dos elementos básicos desse trabalho foi a comparação entre os resultados obtidos após o trabalho em sala de aula e os dados da sondagem inicial, assim como a análise das respostas e comentários dos alunos durante o trabalho com o material pedagógico.
Este trabalho consiste na elaboração de uma proposta pedagógica de ensino das radiações eletromagnéticas, envolvendo alguns conceitos de Física Moderna. A proposta está fundamentada na teoria sócio-histórica cultural de Vygotsky, que tem como um de seus princípios a interação social entre os indivíduos, ou seja, um intercâmbio de idéias entre os membros de um grupo. Para trabalhar nessa perspectiva, optou-se pela confecção de um material que pudesse facilitar a comunicação entre os participantes da pesquisa. Esse material é composto por três atividades experimentais e um painel contemplando assuntos básicos sobre as radiações eletromagnéticas para serem trabalhados com alunos do ensino médio. O presente trabalho pretende verificar a funcionalidade e capacidade desse material, quando trabalhado numa perspectiva Vygotskyana, de propiciar o ensino de tópicos relacionados à Física das radiações eletromagnéticas nas salas de aula nesse nível de ensino. Este tema foi escolhido pela importância, no mundo atual, de compreender as aplicações das radiações no cotidiano e saber reconhecer as radiações eletromagnéticas e seus diferentes usos. A escolha das atividades propostas foi orientada pela sondagem das concepções prévias de alunos de Física do ensino médio sobre o tema e deve mobilizar nos alunos habilidades de cooperação, solidariedade e responsabilidade. As estratégias de ensino e aprendizagem utilizadas em sala de aula estão pautadas na apresentação de conhecimentos como desafios cuja solução, por parte dos alunos, envolve mobilização de recursos cognitivos, investimento pessoal e perseverança para uma tomada de decisões. 2 Ao final do trabalho foi realizada a avaliação dos resultados obtidos através de questionários e de comentários feitos pelos alunos durante o trabalho com o material pedagógico. Um dos elementos básicos desse trabalho foi a comparação entre os resultados obtidos após o trabalho em sala de aula e os dados da sondagem inicial, assim como a análise das respostas e comentários dos alunos durante o trabalho com o material pedagógico.
Palavras Chave
radiações eletromagnéticas, concepções alternativas, proposta de ensino.
radiações eletromagnéticas, concepções alternativas, proposta de ensino.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método