O uso de projetos experimentais para o ensino e a aprendizagem de Física na escola média.

Título
O uso de projetos experimentais para o ensino e a aprendizagem de Física na escola média.
Ensino de Física e de Matemática
Autor
Ana Cristina Espindola
Orientação
Ana Cristina Garcia Dias
Instituição
UNIFRA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Em uma perspectiva de educação que visa o desenvolvimento humano, uma metodologia pedagógica baseada em projetos traz importantes implicações para o trabalho docente na escola em favor a mudanças transformadoras nos modos de ensinar e de aprender, em consonância com as necessidades e os novos modos de vida, de relações sociais e de relações de trabalho da nossa época. O presente estudo diz respeito à aplicação e a análise de como uma proposta de ensino e aprendizagem baseada em projetos experimentais pode motivar a aprendizagem de conteúdos de Física por alunos do ensino médio, bem como auxiliar na construção de outras aprendizagens importantes ao desenvolvimento humano. A proposta foi aplicada com 181 alunos do primeiro e segundo anos do ensino médio da Escola Estadual de Educação Básica Thomás Fortes, Santiago, RS, usando uma abordagem de trabalho por projetos experimentais. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se registros escritos (diários de campo e questionários) dos alunos e do professor. Os resultados obtidos foram analisados por meio do método de análise de conteúdo. De maneira geral, observou-se que os alunos tiveram uma boa receptividade a esse tipo de abordagem, pois se perceberam atores de suas próprias aprendizagens. Contudo, ressaltase que para que isso aconteça, há necessidade de uma postura diferenciada tanto do professor quanto do aluno, sendo que a atitude do primeiro influenciará no desenvolvimento da atitude do segundo. Neste trabalho, observou-se que os alunos indicaram ter uma postura interessada e responsável em relação à construção de seus próprios conhecimentos. Como um dos resultados da aplicação da proposta, produziu-se uma mídia digital no formato de vídeo para dar visibilidade ao processo educacional envolvendo os projetos experimentais.
Palavras Chave
Trabalho por projetos; Motivação; Projetos experimentais

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método