Percepções acerca da Ciência e da tecnologia de alunos de licenciatura em Ciências Biológicas tendo em vista os estudos CTS.

Título
Percepções acerca da Ciência e da tecnologia de alunos de licenciatura em Ciências Biológicas tendo em vista os estudos CTS.
Autor
Simone de Araújo Esteves
Orientação
Dácio Guimarães de Moura
Instituição
CEFET-MG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Ge
Ano
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este estudo tem como objetivo identificar e analisar as percepções acerca da Ciência e da Tecnologia (C&T) que os alunos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas apresentam ao longo de sua formação, verificando como estas percepções se relacionam com as declarações dos Estudos CTS. Deve-se ressaltar que os Estudos CTS têm relação com o Movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade que emergiu na década de 60 e que contribui para uma visão mais crítica e social da produção em Ciência e em Tecnologia. Espera-se também que esses estudos possam contribuir para um diagnóstico e uma futura intervenção sobre a formação científico-tecnológica inicial de professores em Ciências da Natureza e em Biologia. O trabalho surgiu da constatação de idéias simplistas acerca da Ciência, dos cientistas, da natureza do conhecimento científico bem como da Tecnologia e da relação desta com a Ciência, encontradas na literatura e no contexto de atuação docente não somente da autora do trabalho, como em professores e estudantes da educação básica e do ensino superior (inclusive licenciandos). Além disso, a realização desta pesquisa mostrou-se importante, por não serem encontrados, na literatura, estudos específicos sobre percepção ou visão dos licenciandos acerca da C&T tratadas isoladamente. A pesquisa de campo, segundo uma abordagem qualitativa e quantitativa, foi realizada a partir da elaboração e aplicação de um questionário de múltipla escolha e da análise documental de dois currículos do Curso de Ciências Biológicas. O questionário foi composto de questões sobre a sua formação escolar, técnica e acadêmica, sexo, faixa etária (1ª parte) e sobre idéias acerca da ciência e tecnologia, do fazer ciência e dos cientistas (2ª parte). A segunda parte foi feita a partir da adaptação de trinta questões do instrumento de pesquisa Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS). Contrariando a hipótese original, os licenciandos, de ambos os turnos, apresentaram percepções acerca da C&T coerentes com as declarações dos Estudos CTS referenciados em Manassero Mas e outros (1999, 2001, 2005, 2006, 2007 e 2008). A maioria das questões foi pontuada com índices altos e muito altos (3º e 4º quartis), sendo 21 questões para o diurno e 19 para o noturno. A percepção dos licenciandos acerca da Ciência foi mais adequada do que a Tecnologia. Eles também afirmaram que a sociedade interfere na produção e no uso da ciência e da tecnologia, considerando, de modo inadequado, que as mesmas estão a serviço das necessidades dos consumidores ou dos interesses da população.
Palavras Chave
percepção de Ciência e Tecnologia, CTS.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método