O ensino de corrente elétrica a alunos com deficiência visual.

Título
O ensino de corrente elétrica a alunos com deficiência visual.
Educação Cientifica e Tecnológica
Autor
Fábio Lombardo Evangelista
Orientação
Jose de Pinho Alves Filho
Instituição
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho tem como objetivo a elaboração e análise de uma proposta para discutir o conceito clássico de Corrente Elétrica, junto a estudantes com deficiência visual. Em função da importância para os objetivos da pesquisa, decidiu-se utilizar como metodologia o registro em forma de áudio para posterior análise dos encontros, assim como também a observação. A partir de atividades experimentais, categorizadas na literatura, foram desenvolvidas algumas adequações ao material e ao procedimento metodológico para o ensaio piloto, aplicado junto aos alunos da Associação Catarinense de Integração do Cego, ACIC, de onde retirou-se as categorias de análise da parte material e conceitual. As avaliações da pertinência destes materiais e do procedimento apresentaram-se como essenciais à reestruturação de uma segunda seqüência de ensino. Nos encontros, partiu-se das concepções originadas do senso comum dos estudantes, para em seguida, através dos conflitos, questionamentos e compartilhamentos originados e construídos por intermédio do reconhecimento tátil dos equipamentos e realização das atividades, fosse possível construir os conceitos científicos desejados. Foi possível apontar algumas características dos materiais e procedimentos, consideradas como relevantes para o auxilio no processo de ensino e aprendizagem de estudantes com e sem deficiência visual no ensino regular.
Palavras Chave
atividades experimentais, ensino de física.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método