Obstáculos à compreensão das leis de Mendel por alunos de Biologia na educação básica e na licenciatura.
Título
Obstáculos à compreensão das leis de Mendel por alunos de Biologia na educação básica e na licenciatura.
Obstáculos à compreensão das leis de Mendel por alunos de Biologia na educação básica e na licenciatura.
Autor
Maria de Fátima Lima Fabrício
Maria de Fátima Lima Fabrício
Orientação
Zélia Maria Soares Jófili
Zélia Maria Soares Jófili
Instituição
UFRPE
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Recife/PE
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O aluno do ensino médio tem dificuldade de entender os mecanismos da transmissão dos caracteres hereditários, regidos pela primeira e pela segunda lei de Mendel. Em grande parte isso se deve ao seu despreparo em tópicos anteriores, tais como, os ácidos nucléicos e a divisão celular, em especial a meiose. Essa constatação nos induziu a pesquisar este tema. Buscou-se, através deste estudo identificar se essas suposições eram verídicas e, se no ensino superior e do ensino médio, questionários, com doze questões, algumas subdivididas, com o objetivo de identificar as dificuldades dos alunos do ensino médio em construírem seus conhecimentos a respeito da transmissão dos caracteres hereditários. O mesmo instrumento foi aplicado a alunos do curso de Licenciatura em Biologia de três instituições de ensino superior de nossa região com o objetivo de verificar se as dificuldades identificadas no ensino médio tinham sido superadas durante a Licenciatura. Concomitantemente com a pesquisa feita com os alunos, foram aplicados questionários aos professores dos dois níveis, para conhecer o perfil de cada um, bem como também, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de saber se esses professores percebem as dificuldades de seus alunos e o que fazem para ajudá-los a superá-las. Ao analisar os resultados obtidos entre alunos do ensino médio e superior verificamos que os obstáculos epistemológicos identificados no ensino médio persistem entre alunos do ensino superior. Constatou-se que os alunos do ensino superior apesar de terem muito mais informações que os alunos do ensino médio, estas não parecem ter-lhes sido úteis para solucionar questões práticas, visto que as mesmas parecem soltas, sem uma base para se ancorarem e poderem se conectar a outras informações, permitindo assim a construção de um conhecimento sólido. Este fato é preocupante, visto que esses alunos ao saírem da universidade serão os novos professores do ensino médio.
O aluno do ensino médio tem dificuldade de entender os mecanismos da transmissão dos caracteres hereditários, regidos pela primeira e pela segunda lei de Mendel. Em grande parte isso se deve ao seu despreparo em tópicos anteriores, tais como, os ácidos nucléicos e a divisão celular, em especial a meiose. Essa constatação nos induziu a pesquisar este tema. Buscou-se, através deste estudo identificar se essas suposições eram verídicas e, se no ensino superior e do ensino médio, questionários, com doze questões, algumas subdivididas, com o objetivo de identificar as dificuldades dos alunos do ensino médio em construírem seus conhecimentos a respeito da transmissão dos caracteres hereditários. O mesmo instrumento foi aplicado a alunos do curso de Licenciatura em Biologia de três instituições de ensino superior de nossa região com o objetivo de verificar se as dificuldades identificadas no ensino médio tinham sido superadas durante a Licenciatura. Concomitantemente com a pesquisa feita com os alunos, foram aplicados questionários aos professores dos dois níveis, para conhecer o perfil de cada um, bem como também, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de saber se esses professores percebem as dificuldades de seus alunos e o que fazem para ajudá-los a superá-las. Ao analisar os resultados obtidos entre alunos do ensino médio e superior verificamos que os obstáculos epistemológicos identificados no ensino médio persistem entre alunos do ensino superior. Constatou-se que os alunos do ensino superior apesar de terem muito mais informações que os alunos do ensino médio, estas não parecem ter-lhes sido úteis para solucionar questões práticas, visto que as mesmas parecem soltas, sem uma base para se ancorarem e poderem se conectar a outras informações, permitindo assim a construção de um conhecimento sólido. Este fato é preocupante, visto que esses alunos ao saírem da universidade serão os novos professores do ensino médio.
Palavras Chave
genética, estudo e ensino, Leis de Mendel, educação básica.
genética, estudo e ensino, Leis de Mendel, educação básica.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos