Obstáculos à compreensão das leis de Mendel por alunos de Biologia na educação básica e na licenciatura.

Título
Obstáculos à compreensão das leis de Mendel por alunos de Biologia na educação básica e na licenciatura.
Autor
Maria de Fátima Lima Fabrício
Orientação
Zélia Maria Soares Jófili
Instituição
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2005
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O aluno do ensino médio tem dificuldade de entender os mecanismos da transmissão dos caracteres hereditários, regidos pela primeira e pela segunda lei de Mendel. Em grande parte isso se deve ao seu despreparo em tópicos anteriores, tais como, os ácidos nucléicos e a divisão celular, em especial a meiose. Essa constatação nos induziu a pesquisar este tema. Buscou-se, através deste estudo identificar se essas suposições eram verídicas e, se no ensino superior e do ensino médio, questionários, com doze questões, algumas subdivididas, com o objetivo de identificar as dificuldades dos alunos do ensino médio em construírem seus conhecimentos a respeito da transmissão dos caracteres hereditários. O mesmo instrumento foi aplicado a alunos do curso de Licenciatura em Biologia de três instituições de ensino superior de nossa região com o objetivo de verificar se as dificuldades identificadas no ensino médio tinham sido superadas durante a Licenciatura. Concomitantemente com a pesquisa feita com os alunos, foram aplicados questionários aos professores dos dois níveis, para conhecer o perfil de cada um, bem como também, foram feitas entrevistas semi-estruturadas com o objetivo de saber se esses professores percebem as dificuldades de seus alunos e o que fazem para ajudá-los a superá-las. Ao analisar os resultados obtidos entre alunos do ensino médio e superior verificamos que os obstáculos epistemológicos identificados no ensino médio persistem entre alunos do ensino superior. Constatou-se que os alunos do ensino superior apesar de terem muito mais informações que os alunos do ensino médio, estas não parecem ter-lhes sido úteis para solucionar questões práticas, visto que as mesmas parecem soltas, sem uma base para se ancorarem e poderem se conectar a outras informações, permitindo assim a construção de um conhecimento sólido. Este fato é preocupante, visto que esses alunos ao saírem da universidade serão os novos professores do ensino médio.
Palavras Chave
genética, estudo e ensino, Leis de Mendel, educação básica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Conceitos