Reflexões sobre o fazer pedagógico do professor de química no ensino médio na perspectiva do ensino ativo

Título
Reflexões sobre o fazer pedagógico do professor de química no ensino médio na perspectiva do ensino ativo
Autor
Alessandro Augusto de Barros Facanha
Orientação
Claudia Christina Bravo e Sa Carneiro
Instituição
UFC
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2010
Cidade / UF
Fortaleza/CE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este estudo investiga a prática pedagógica de professores de Química do ensino médio e a relação dessas ações com o processo formador e as influências presentes na ação pedagógica de cada professor em seu exercício profissional, buscando tipificar esses profissionais e relacionar tais práticas aos preceitos recomendados pelas orientações curriculares do ensino médio, as quais prevêem condutas baseadas no ensino ativo/construtivista. Dessa forma busca perceber o grau de conhecimento dos professores sobre essas metodologias e a influencia da formação inicial e continuada nesse processo, além disso, busca desvelar quais os saberes envolvidos nas práticas pedagógicas e de onde vem o conhecimento empregado na práxis da sala de aula. Utiliza do estudo de caso, com uso da observação- participante como estratégia de investigação e da entrevista como meio de coleta dos dados. O arcabouço teórico revisita o trabalho do professor a partir da perspectiva dos saberes docentes e das principais premissas do ensino ativo, com uma revisão dos conceitos de Equilibração de Piaget e do Sócio-interacionismo de Vygotsky. A partir da análise dos resultados é possível perceber as influências dos saberes de experiência como uma marca importante no ensino de ciências/química, além da existência de lacunas na formação inicial desses professores quanto aos aspectos do ensino ativo demonstrando um desalinhamento entre as propostas para o ensino de ciências da natureza e a formação desses professores. Por fim faz-se a reflexão dos achados à luz do processo de alfabetização científica indicando possibilidades para tornar o ensino de Química um fator de formação social do aluno em seu contexto, a partir de um ensino pautado na construção ativa do conhecimento.
Palavras Chave
ensino de Ciências, formação de professores, construtivismo, sócio-interacionismo.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Características do Professor