Uma alternativa para o ensino de Dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas.

Título
Uma alternativa para o ensino de Dinâmica a partir da resolução qualitativa de problemas.
Ensino de Física
Autor
Carla Simone Facchinello
Orientação
Marco Antonio Moreira
Instituição
UFRGS
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho é um estudo sobre o processo do desenvolvimento cognitivo, através da resolução qualitativa de problemas, à luz da teoria dos campos conceituais de Gèrard Vergnaud. É proposto o uso da linguagem verbal como instrumento de detecção e explicitação de invariantes operatórios que, inicialmente, poderão não ser verdadeiros conceitos e teoremas científicos, mas, através da intervenção do professor, poderão evoluir para tal. A proposta é fundamentada em diversos trabalhos sobre a resolução de problemas e pela teoria dos campos conceituais, avaliada como instrumento no processo de aprendizagem sendo validada a partir dos resultados da intervenção didática com alunos da 1ª série do Ensino Médio em aulas de Física e seus resultados são apresentados.
Palavras Chave
Campos conceituais, resolução de problemas, dinâmica

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método