A formação do pensamento reversível no ensino de química analítica qualitativa.

Título
A formação do pensamento reversível no ensino de química analítica qualitativa.
Autor
Assesio Fachini Junior
Orientação
Sonia Maria Venzella Castelar
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2009
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Nesta pesquisa investigamos em um grupo de estudantes do curso de Química a construção do raciocínio através da argumentação dos alunos, suas estruturas cognitivas e articulações na resolução de problemas de uma atividade prática de Química Analítica Qualitativa, mais especificamente pesquisa de cátions e ânions numa marcha analítica. Após a transcrição das falas registradas em vídeo, analisamos a argumentação e o gênero do discurso dos estudantes e verificamos a importância da estruturação do pensamento reversível (ou ainda chamado de mobilidade retroativa) para a formação do Químico, bem como um raciocínio lógico-formal. Conseqüentemente, procuramos avaliar as razões pelas quais os alunos não estabelecem uma aproximação entre a teoria e a experimentação, além da deficiência na argumentação a respeito dos conceitos teóricos e os fenômenos ocorridos nesta prática de laboratório, o que demonstra pouca ou nenhuma compreensão destes conceitos. Os resultados obtidos apontam que as atividades práticas em Química Analítica Qualitativa revelam-se fundamentais para que o aluno possa apreciar a lógica envolvida na descoberta do conhecimento pela interação com o fenômeno e não meramente por uma repetição mecânica de procedimentos experimentais, como normalmente se verifica. A postura adotada pelo professor em muito contribuirá para o sucesso ou não desse objetivo, pois deve haver na sala de aula uma interação dialética e dialógica em toda a prática didática e experimental da disciplina.
Palavras Chave
Ensino de Química, conceitos científicos, aprendizagem

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Formação de Professores