A formação do pensamento reversível no ensino de química analítica qualitativa.
Título
A formação do pensamento reversível no ensino de química analítica qualitativa.
A formação do pensamento reversível no ensino de química analítica qualitativa.
Autor
Assesio Fachini Junior
Assesio Fachini Junior
Orientação
Sonia Maria Venzella Castelar
Sonia Maria Venzella Castelar
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2009
2009
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Nesta pesquisa investigamos em um grupo de estudantes do curso de Química a construção do raciocínio através da argumentação dos alunos, suas estruturas cognitivas e articulações na resolução de problemas de uma atividade prática de Química Analítica Qualitativa, mais especificamente pesquisa de cátions e ânions numa marcha analítica. Após a transcrição das falas registradas em vídeo, analisamos a argumentação e o gênero do discurso dos estudantes e verificamos a importância da estruturação do pensamento reversível (ou ainda chamado de mobilidade retroativa) para a formação do Químico, bem como um raciocínio lógico-formal. Conseqüentemente, procuramos avaliar as razões pelas quais os alunos não estabelecem uma aproximação entre a teoria e a experimentação, além da deficiência na argumentação a respeito dos conceitos teóricos e os fenômenos ocorridos nesta prática de laboratório, o que demonstra pouca ou nenhuma compreensão destes conceitos. Os resultados obtidos apontam que as atividades práticas em Química Analítica Qualitativa revelam-se fundamentais para que o aluno possa apreciar a lógica envolvida na descoberta do conhecimento pela interação com o fenômeno e não meramente por uma repetição mecânica de procedimentos experimentais, como normalmente se verifica. A postura adotada pelo professor em muito contribuirá para o sucesso ou não desse objetivo, pois deve haver na sala de aula uma interação dialética e dialógica em toda a prática didática e experimental da disciplina.
Nesta pesquisa investigamos em um grupo de estudantes do curso de Química a construção do raciocínio através da argumentação dos alunos, suas estruturas cognitivas e articulações na resolução de problemas de uma atividade prática de Química Analítica Qualitativa, mais especificamente pesquisa de cátions e ânions numa marcha analítica. Após a transcrição das falas registradas em vídeo, analisamos a argumentação e o gênero do discurso dos estudantes e verificamos a importância da estruturação do pensamento reversível (ou ainda chamado de mobilidade retroativa) para a formação do Químico, bem como um raciocínio lógico-formal. Conseqüentemente, procuramos avaliar as razões pelas quais os alunos não estabelecem uma aproximação entre a teoria e a experimentação, além da deficiência na argumentação a respeito dos conceitos teóricos e os fenômenos ocorridos nesta prática de laboratório, o que demonstra pouca ou nenhuma compreensão destes conceitos. Os resultados obtidos apontam que as atividades práticas em Química Analítica Qualitativa revelam-se fundamentais para que o aluno possa apreciar a lógica envolvida na descoberta do conhecimento pela interação com o fenômeno e não meramente por uma repetição mecânica de procedimentos experimentais, como normalmente se verifica. A postura adotada pelo professor em muito contribuirá para o sucesso ou não desse objetivo, pois deve haver na sala de aula uma interação dialética e dialógica em toda a prática didática e experimental da disciplina.
Palavras Chave
Ensino de Química, conceitos científicos, aprendizagem
Ensino de Química, conceitos científicos, aprendizagem
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores