O conteúdo de nutrição nos livros didáticos de ciências utilizados na educação fundamental.

Título
O conteúdo de nutrição nos livros didáticos de ciências utilizados na educação fundamental.
Educação
Autor
Grace Franceli Quintana Facholli
Orientação
Maria de Lourdes Zizi Trevizan Perez
Instituição
UNOESTE
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2005
Cidade / UF
Presidente Prudente/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
A presente pesquisa, intitulada O conteúdo de nutrição nos livros didáticos de ciências utilizados na educação fundamental, teve como objetivo identificar se as informações referentes aos conceitos teóricos em nutrição podem capacitar as crianças a adotarem hábitos alimentares mais saudáveis, desde a infância escolar. A opção teórica centrada em Vygotsky, selecionada para a análise da presença, da correção, da completude e da adequação desses conceitos inseridos nos livros didáticos de ciências, foi averiguada pela abordagem metodológica qualitativa que contempla a análise documental de livros de 1ª a 4ª séries componentes da coleção utilizada por uma escola de Presidente Prudente/SP. Esta análise permitiu identificar que a abordagem dos conteúdos foi insuficiente, incorreta, incompleta e inadequada, quando relacionada às falhas de conceituação, bem como do desenvolvimento dos conteúdos durante os quatro volumes estudados, assumindo uma característica dramática, se considerarmos que, na fase escolar, os conhecimentos adquiridos deveriam permitir a aquisição de uma base conceitual mais sólida e adequada, a fim de possibilitar uma visão mais crítica, subsidiando criteriosamente ações, escolhas e comportamentos do cidadão, relacionados aos hábitos alimentares, para a promoção da saúde individual e coletiva.
Palavras Chave
educação infantil, nutrição, livro didático.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos