Concepção da Ciência: visão de professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.

Título
Concepção da Ciência: visão de professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.
Autor
Wanda Faleiros
Orientação
Ângela Maria Zannon
Instituição
UFMS
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Ciências Humanas e Sociais
Ano
1999
Cidade / UF
Campo Grande/MS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho teve como objetivo interrogar o fenômeno "Concepção da Ciência" na visão dos professores das 1ª às 4ª séries do ensino fundamental da Escola Estadual "Dr. Gabriel Vandoni de Barros", localizada no município de Corumbá (MS). Inicialmente foi feita uma retrospectiva histórica do desenvolvimento das Ciências, do ensino fundamental e das propostas de inovação para o ensino de Ciências nas últimas décadas. Buscando explicitar a Concepção da Ciência, os discursos foram obtidos através de entrevistas e analisados numa perspectiva fenomenológica. Através da análise individual (ideográfica) e da análise geral (nomotética), foram explicitadas convergências e divergências entre os discursos, tornando possível a reflexão, o que permitiu a compreensão da estrutura do fenômeno interrogado. Os discursos apontaram para uma Concepção da Ciência equivocada, oculta sob a dualidade Ciência/Ensino de ciências. Alguns dos professores entrevistados reconhecem Ciência como conhecimento produzido e em desenvolvimento, porém manifestaram suas dificuldades em expressar esta concepção e em incorporá-la em sua prática pedagógica. Outros aspectos deste fenômeno puderam ser desvelados: o não entendimento da Ciência como processo e a limitação profissional em relação ao ensino de Ciências, seja por deficiência na formação acadêmica, seja pela dificuldade em se manter atualizados. Esperamos estar contribuindo para nortear uma nova postura no trabalho docente que possa ir além de uma mudança metodológica, pois este estudo não se encerra em si, é apenas mais uma contribuição ao ensino, com a perspectiva de se ampliar o conhecimento e buscar uma nova visão da Ciência e do ensino de Ciências.
Palavras Chave
concepção da ciência, professores, ensino de ciências, fenomenologia.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor