O ensino de Anatomia nos cursos de Fisioterapia: características da disciplina em diferentes instituições.
Título
O ensino de Anatomia nos cursos de Fisioterapia: características da disciplina em diferentes instituições.
O ensino de Anatomia nos cursos de Fisioterapia: características da disciplina em diferentes instituições.
Autor
Edson Fantazia
Edson Fantazia
Orientação
Julio Romero Ferreira
Julio Romero Ferreira
Instituição
UNIMEP
UNIMEP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Humanas
Faculdade de Ciências Humanas
Ano
1992
1992
Cidade / UF
Piracicaba/SP
Piracicaba/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de colaborar com os professores que ministram a disciplina Anatomia para o curso de Fisioterapia, a fim de que tenham uma visão mais abrangente e real de como ela está sendo desenvolvida em instituições de modelos diferentes (uma universidade federal, uma estadual e uma particular). Para isso o trabalho está dividido em dois momentos. No primeiro momento, é feito um relato das características da Fisioterapia e suas áreas de atuação e as características da Anatomia e suas frentes de estudo. A partir dessas características, inter-relaciona-se disciplinas com o curso de Fisioterapia e se faz a Anatomia que ministram aulas para os cursos de Fisioterapia. Dos quatro modelos institucionais, com itens sobre sua formação profissional, as condições institucionais em que trabalha, seu envolvimento com o curso e com os programas da disciplina (objetivos, conteúdos, instrumentos de ensino, avaliações, bibliografias). Após discussão dos resultados, conclui-se que a formação pedagógica entre os docentes da área de Biológicas ainda está muito pouco trabalhada e discutida, embora em algumas instituições isso já comece a ser posto em prática.
O presente trabalho tem o objetivo de colaborar com os professores que ministram a disciplina Anatomia para o curso de Fisioterapia, a fim de que tenham uma visão mais abrangente e real de como ela está sendo desenvolvida em instituições de modelos diferentes (uma universidade federal, uma estadual e uma particular). Para isso o trabalho está dividido em dois momentos. No primeiro momento, é feito um relato das características da Fisioterapia e suas áreas de atuação e as características da Anatomia e suas frentes de estudo. A partir dessas características, inter-relaciona-se disciplinas com o curso de Fisioterapia e se faz a Anatomia que ministram aulas para os cursos de Fisioterapia. Dos quatro modelos institucionais, com itens sobre sua formação profissional, as condições institucionais em que trabalha, seu envolvimento com o curso e com os programas da disciplina (objetivos, conteúdos, instrumentos de ensino, avaliações, bibliografias). Após discussão dos resultados, conclui-se que a formação pedagógica entre os docentes da área de Biológicas ainda está muito pouco trabalhada e discutida, embora em algumas instituições isso já comece a ser posto em prática.
Palavras Chave
fisioterapia, anatomia, formação pedagógica.
fisioterapia, anatomia, formação pedagógica.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas