Ciência, ensino & administração em saúde: a Fundação Rockefeller e a criação do Instituto de Higiene de São Paulo.
Título
Ciência, ensino & administração em saúde: a Fundação Rockefeller e a criação do Instituto de Higiene de São Paulo.
Ciência, ensino & administração em saúde: a Fundação Rockefeller e a criação do Instituto de Higiene de São Paulo.
Autor
Lina Rodrigues de Faria
Lina Rodrigues de Faria
Orientação
Luiz Antônio de Castro Santos
Luiz Antônio de Castro Santos
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Centro de Ciências da Saúde
Centro de Ciências da Saúde
Ano
2003
2003
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O foco do trabalho recai sobre a trajetória do Instituto de Higiene de São Paulo - embrião da atual Faculdade de Saúde Pública da USP -, criado em 1918, por convênio firmado entre o governo do Estado de São Paulo, a Faculdade de Medicina e Cirurgia e o International Health Board da Fundação Rockefeller. Em conformidade com o modelo norte-americano de ensino (pós-reforma Flexner), o Instituto de Higiene desempenhou papel fundamental na formulação da política sanitária adotada a partir de 1925 no Estado de São Paulo, quando a educação sanitária veio a ser a pedra de toque da política pública em saúde. Nessa fase, o chamado campanhismo "policial", de caráter autoritário, cedeu lugar a uma nova concepção, baseada na preocupação com a formação de uma "consciência sanitária". A novidade era a ênfase na saúde como um processo pedagógico. A projeção dessa importante instituição como um centro de excelência no cenário nacional - voltada ao ensino e à pesquisa na área da higiene e da saúde pública - esteve intimamente ligada à bem-sucedida história de São Paulo em administração de saúde pública e na criação de instituições científicas. Sua projeção deveu-se, também, em parte, à atuação da Fundação Rockefeller na criação de carreiras científicas nas áreas biomédicas e ao papel dinâmico do médico sanitarista Geraldo Horácio de Paula Souza (1889-1951) na manutenção e difusão de um modelo científico proposto pela própria Rockefeller. Foi no Instituto de Higiene que Paula Souza institucionalizou a higiene como disciplina acadêmica.
O foco do trabalho recai sobre a trajetória do Instituto de Higiene de São Paulo - embrião da atual Faculdade de Saúde Pública da USP -, criado em 1918, por convênio firmado entre o governo do Estado de São Paulo, a Faculdade de Medicina e Cirurgia e o International Health Board da Fundação Rockefeller. Em conformidade com o modelo norte-americano de ensino (pós-reforma Flexner), o Instituto de Higiene desempenhou papel fundamental na formulação da política sanitária adotada a partir de 1925 no Estado de São Paulo, quando a educação sanitária veio a ser a pedra de toque da política pública em saúde. Nessa fase, o chamado campanhismo "policial", de caráter autoritário, cedeu lugar a uma nova concepção, baseada na preocupação com a formação de uma "consciência sanitária". A novidade era a ênfase na saúde como um processo pedagógico. A projeção dessa importante instituição como um centro de excelência no cenário nacional - voltada ao ensino e à pesquisa na área da higiene e da saúde pública - esteve intimamente ligada à bem-sucedida história de São Paulo em administração de saúde pública e na criação de instituições científicas. Sua projeção deveu-se, também, em parte, à atuação da Fundação Rockefeller na criação de carreiras científicas nas áreas biomédicas e ao papel dinâmico do médico sanitarista Geraldo Horácio de Paula Souza (1889-1951) na manutenção e difusão de um modelo científico proposto pela própria Rockefeller. Foi no Instituto de Higiene que Paula Souza institucionalizou a higiene como disciplina acadêmica.
Palavras Chave
Instituto de Higiene de S.P, política de saúde, Educação sanitária.
Instituto de Higiene de S.P, política de saúde, Educação sanitária.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
História do Ensino de Ciências
História do Ensino de Ciências