A visão de Ciência de professores de Física do ensino médio de Goiânia e sua relação com os livros didáticos.
Título
A visão de Ciência de professores de Física do ensino médio de Goiânia e sua relação com os livros didáticos.
A visão de Ciência de professores de Física do ensino médio de Goiânia e sua relação com os livros didáticos.
Autor
Lucimar Moreira Faria
Lucimar Moreira Faria
Orientação
Juan Bernardino Marques Barrio
Juan Bernardino Marques Barrio
Instituição
UFG
UFG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Goiânia/GO
Goiânia/GO
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
O presente estudo investigou as concepções sobre ciência de um grupo de professores que atua na área de Física (Ensino Médio) em escolas públicas e particulares na cidade de Goiânia–GO e sua relação com os livros didáticos. Procuramos identificar a concepção de ciência dos professores pesquisados e a natureza da ciência presente em alguns livros didáticos adotados por estes professores. Inicialmente discutimos diferentes concepções paradigmáticas de natureza da ciência e suas implicações para o ensino de ciências. Nesta investigação, adotamos uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo e, como instrumentos de investigação, utilizamos questionário e entrevista semiestruturada. Percebemos que os professores expressam visíveis contradições o que indica que eles não possuem uma visão de ciência constituída, ao mesmo tempo em que, corroboram as concepções presentes nos livros didáticos, de caráter predominantemente empirista-indutivista.
O presente estudo investigou as concepções sobre ciência de um grupo de professores que atua na área de Física (Ensino Médio) em escolas públicas e particulares na cidade de Goiânia–GO e sua relação com os livros didáticos. Procuramos identificar a concepção de ciência dos professores pesquisados e a natureza da ciência presente em alguns livros didáticos adotados por estes professores. Inicialmente discutimos diferentes concepções paradigmáticas de natureza da ciência e suas implicações para o ensino de ciências. Nesta investigação, adotamos uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo e, como instrumentos de investigação, utilizamos questionário e entrevista semiestruturada. Percebemos que os professores expressam visíveis contradições o que indica que eles não possuem uma visão de ciência constituída, ao mesmo tempo em que, corroboram as concepções presentes nos livros didáticos, de caráter predominantemente empirista-indutivista.
Palavras Chave
concepção de Ciências, ensino de Física, livro didático.
concepção de Ciências, ensino de Física, livro didático.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor